Açude em Itiúba deve garantir abastecimento emergencial para Santaluz e Queimadas
O Açude de Jacurici, em Itiúba, no Distrito de Rômulo Campos, e que se encontra com mais de 80% de sua capacidade de armazenamento, vai passar a abastecer emergencialmente os municípios de Queimadas e Santaluz a partir da próxima quarta-feira (18). A cessão do uso das águas do Açude de Jacurici para a dessedentação humana e animal, será assinada em ato que contará com a presença do coordenador regional do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - na Bahia, Heraldo Rocha e representantes da Embasa.
"Este é um momento importante e mostra a importância do Dnocs para o nordeste brasileiro. As cidades de Queimadas e Santa Luz eram abastecidas pela Barragem da Leste, no leito do Rio Itapicuru, que serve para atender mais de 70 mil pessoas que moram nas duas cidades e que, devido a estiagem, encontra-se no seu ponto mais crítico para captação de água. O Dnocs vai ceder as águas do Açude de Jacurici, emergencialmente, para atender a estas cidades que estão passando por dificuldades", explicou Rocha.
Com o prolongamento da estiagem, que castiga a região, o Itapicuru vem sendo responsável, também, pelo abastecimento de dezenas de carros-pipa/dia para atender as áreas flageladas pela seca, deixado a barragem a cada dia mais seca.
A represa de pedra e cimento, feita no leito do rio Itapicuru na década de 1940 pela extinta Leste Brasileira e explorada pela Embasa, está praticamente seca e tomada por dunas de areia e lama, o que vem preocupando os moradores das duas comunidades. Recentemente um vídeo com situação da Barragem da Leste em Queimadas vem circulando nas redes sociais alertando a população das cidades abastecidas a cerca do descaso e do baixo nível de água na barragem que é utilizada pela embasa.
A medida deve suprir temporariamente a necessidades do abastecimento, no entanto serve apenas como medida paliativa para o problema que vem sendo apontado a quase um década, a falta de limpeza e conservação da Barragem da Leste, para que ela possa acumular mais água e suportar os períodos de estiagem da região.