Luzenses protestam contra a reforma da previdência em Santaluz e Brasília

vemvercidade 15 Mar, 2017 14:26 - Atualizado em 16 Mar, 2017 18:04 Colaboração Santa Luz FM
Manifestações ocorrem em todo o país.
Foto: Divulgação Manifestações ocorrem em todo o país.

Trabalhadores luzenses de várias categorias, protestaram nesta quarta-feira (15) em Santaluz. A manifestação ocorreu em várias cidades do país e luta contra a reforma na previdência, proposta pela PEC 287. Os manifestantes se concentraram na sede da APLB-Sindicato, localizada na Rua Santa Maria, -  logo em seguida, se deslocaram para a câmara municipal de Vereadores, na rua Marechal Deodoro da Fonseca. 

Participaram do ato os profissionais filiados ao Sindicato dos Funcionários Públicos de Santaluz (Sindfunps), Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Santaluz (AACESLUZ), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindracs) e à APLB Sindicato-Delegacia Sisal Norte. 

O presidente do Sindfunps, Sortinê Costa Oliveira, o 'Santinho', avaliou o ato de forma positiva. "O ato foi muito proveitoso, estamos contribuindo para que os políticos possam ter uma visão diferente sobre essa PEC, que afronta os diretos dos trabalhadores. Essa luta não é apenas dos que estão prestes a se aposentar, essa luta é de todos. As entidades sindicais saem fortalecidas, na perspectiva que melhorias vão acontecer, e nisso acreditamos", disse.

O diretor da APLB-Sindicato, Clenildo da Cunha Peixinho, também avaliou de forma positiva o ato. "A câmara estava lotada de trabalhadores, a  maioria são filiados dos sindicatos, lutando a favor dos seus  direitos, e não aceitando a reforma da previdência". 

Diretor participando do ato na câmara de Vereadores.  (Foto: Divulgação)

Segundo Clenildo, a categoria vai se reunir na tarde desta quarta-feira (15) para decidir se prolonga ou não a greve. Ele também convida a população para um ato agendado para acontecer no próximo sábado (18), que também vai protestar contra a reforma da previdência. "convidamos a sociedade luzense para uma manifestação neste sábado, vamos nos encontrar às 08:00, na praça da prefeitura, e vamos percorrer às principais ruas da cidade em protesto".


Santaluz em Brasilia 


Mais de 7 mil trabalhadores e representantes de movimentos rurais, ocuparam a sede do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ação também faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a Reforma da Previdência. 


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santaluz José Hamilton da Silva, o 'Zé Hamilton do Sindicato', - está participando do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, que ocorre entre os dias 13 e 17 de março.

Sindicalista luzense participando de ato em Brasilia. (Foto: Arquivo pessoal)


"Não dá para aceitar que esse governo ilegitimo tire direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, por conta disso, estamos aqui, ocupando o Ministério. Estamos na luta, dizendo não para essa reforma da previdência", disse o sindicalista.