A terceirização traz benefícios ou malefícios?

vemvercidade 13 Out, 2016 12:02 - Atualizado em 13 Out, 2016 04:03 Laudo Costa

Bom, posso afirmar que essa nova "ordem Global" fica entre os dois contextos!

Os malefícios aparecem quando um trabalhador executa um trabalho repetitivo que causa L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), Essa doença atinge as articulações ou músculos. Operários forçados a estender sua jornada de trabalho por 2 ou 3 horas por dia por medo de ficar desempregado ou simplesmente porque para trabalhar em uma empresa de terceirização, o empregado "quase" não passa por treinamentos com padrões exigidos pelo empregador! A tutela daquele funcionário não é de responsabilidade do lugar onde trabalha, e sim da empresa que o contratou (A terceirizada). Livrando assim a empresa de qualquer problema com um trabalhador afastado por problemas dessa ordem!

Outro fator negativo é a mudança (Que está por vir), em seus acordos coletivos onde a empresa terceirizada pode trabalhar fazendo a atividade meio, antes do produto final, como ocorre na manufatura de um aparelho celular por exemplo.

Um funcionário que encaixa peças, solda, trabalha com as partes plásticas, põe visor, USB no aparelho... Pode ser terceirizado, pois exerce a atividade meio. Sendo considerado fim a instalação de software, testes de qualidade, distribuição, gerenciamento, venda, compra e outras partes ligadas ao setor executivo, financeiro e jurídico!

Uma empresa sem funcionários passa a existir por meio da terceirização, somente executivos seriam contratados pela empresa, todos os outros funcionários seriam terceirizados, motoristas, produção e  segurança, desta forma, a empresa seria isentada de futuros problemas, oriundos do local, serviços ou produtos utilizados no trabalho.

Há um declínio em todas as classes sociais quando se terceiriza muitas atividades! Nos Estados Unidos, Califórnia, metade dos condomínios de alto padrão estão hoje desocupados! Altos executivos atolados em dívidas em álcool ou drogas. Aquela região conhecida como Vale do Silício já foi a menina dos olhos de ouro dos americanos! Seus profissionais de ponta cobravam cada vez mais caro por seus serviços para que justificasse tamanho estudo em desenvolvimento de programas, software, jogos, Smartfones e toda uma gama voltada para tecnologia. Dentre as empresas que se fixaram naquela região estão Apple, Microsoft, Google e muitas outras.

Assim os executivos visando pouca despesa e um lucro cada vez maior, decidiram levar a manufatura dos componentes para a Ásia! A mão de obra oriental carente de serviço abraçou a causa com unhas e dentes. Era uma mão de obra barata, desqualificada e sempre prontos para fazer hora extra sempre que houvesse necessidade. Daí, a justificativa para o declínio no vale do silício!

No ultimo levantamento feito sobre setores do trabalho, Os chineses que montam aparelhos ligados à tecnologia recebiam 17 vezes menos que os brasileiros e pasme... 26 vezes menos que o americano!