A violência em Santaluz e no território do Sisal alteram cenário interiorano

vemvercidade 14 Mai, 2016 15:09 - Atualizado em 14 Mai, 2016 15:25
Santaluz aparece em 5º lugar dentre as cidades onde ocorreram mais homicídios dentre as 19 do Sisal
Vem Ver Cidade Santaluz aparece em 5º lugar dentre as cidades onde ocorreram mais homicídios dentre as 19 do Sisal

As taxas de homicídios no Brasil têm diminuído nas grandes cidades e aumentado no interior do Brasil. Estes dados fazem parte do Atlas da Violência 2016, divulgado no inicio deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estudo analisou a evolução dos homicídios por macrorregiões, os números estão no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde apontam que das 20 microrregiões mais violentas, 16 estão no Nordeste, que também possui sete entre as 20 mais pacíficas. Dentre as 20 microrregiões que apresentaram maior crescimento nas taxas de homicídios, 14 estão no Nordeste.

A Região do Sisal que engloba mais de uma dezena de municípios no Nordeste da Bahia, dentre eles Santaluz e tem em Serrinha sua sede administrativa, vive um momento de violência assustadora para uma gente trabalhadora - em sua maioria no campo - e cidades que costumavam serem recantos pacíficos.

Nota-se que aos poucos a degradação das famílias, a falta de empregos e o tráfico de drogas vêm assumindo as rédeas das sociedades interioranas. Há execuções frequentes de jovens supostamente envolvidos com tráfico de drogas, cidades como Santaluz e Coité apresentam constantemente eventos desse tipo que se tornaram amplamente divulgados principalmente nas redes sociais, com ar de quase naturalidade entre os usuários.

As estatísticas apresentadas pela secretaria de Segurança pública da Bahia para o ano de 2015 evidenciam o avanço da violência em nossa região, a área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Serrinha da qual fazem parte os municípios da região sisaleira foram registrados 110 homicídios culposos, 88 tentativas de homicídio, 47 estupros e 7 Latrocínios ( Roubo seguido de Morte). Santaluz aparecia em 5º lugar dentre as cidades onde ocorreram mais homicídios dentre as 19 que integram a AISP 54 – Serrinha.

Os números publicados no primeiro trimestre de 2016 registram que região já contabilizou 27 homicídios com ênfase na cidade de conceição do Coité que já tem a marca de 7 ocorrências do tipo, os números ainda apontam que Santaluz encontra-se ainda entre os 5 município onde ocorreram mais homicídios.

Vem Ver Cidade