Aberta ontem a exposição \"A Arte da Cantaria: Uma Exposição da Família Boaventura Abreu, de Santaluz – Ba\"

vemvercidade 03 Set, 2016 12:05 - Atualizado em 03 Set, 2016 12:32

A noite desta sexta-feira foi marcada pelo reconhecimento à cultura luzense, uma família tradicional do município a família Abreu, conhecida pela riqueza de obras artísticas que encheram os olhos daqueles que compareceram ao Auditório Municipal Lindaura de Araújo em uma exposição de esculturas e outros trabalhos em granito que ocupam o salão principal, além de uma ampla exposição fotográfica das obras da família espalhadas fora do município. 

A abertura de "a arte da Cantaria" contou com música para acolher os visitantes as vozes de Alex Oliveira, Clara Nunes acompanhada por Junior Nunes e os meninos e meninas do Projeto Musicando Morro dos Lopes que abrilhantaram ainda mais o grande evento cultural. 

Grandes nomes, representantes da cultura e educação luzense e baiana compuseram a mesa da cerimônia. Maria Amélia Silva Nascimento professora do CENOS, Prof. De Artes Manoelito Carneiro das Neves da  SEC/BA, Givaldo do Carmo Souza Presidente Santa Luz FM, Prof.ª Dr.ª Sílvia Pimenta d´Affonsêca – UFBA, Prof. Dr. Mario Mendonça de Oliveira – UFBA, Prof. Dr. Luiz Carlos Botas Dourado – UFBA, Prof. Dr. José Dirson Argolo – UFBA, Geólogo Ailton Roque C. de Medina – CBPM, Prof. Kleber Simões– Vice-Diretor do Dep. de Educação, Campus XIV UNEB,  Carlos Matos da Silva – Sindicato das Pedras e 3 dos filho de Boaventura Abreu.

“É nosso dever valorizar e mostrar a dignidade do trabalho dos artistas, porque quem trabalha com as mãos não faz trabalho menor” ressaltou o Professor Doutor Mário Mendonça da UFBA durante a sua fala que enalteceu o trabalho realizado pelos canteiros luzenses, de modo especial do Mestre da cantaria Boaventura Abreu.

 A professora do município Maria Amélia ressaltou  a importância da valorização do patrimônio histórico e Cultural dentro da sociedade de Santa Luz, ela e o professor Maoelito Carneiro além de participar do evento de lançamento também serão os curadores da exposição que permanecerá aberta à visitação pública entre os dias 03 e 09 de Setembro das 08h às 11h10, 13h às 16h30 e 19h às 21hs, Alunos da rede pública privada do município  receberam o público durante a visitação. O projeto culminou com um livro escrito com a colaboração dos professores que estudam a arte da cantaria que será lançado em breve.  

Durante a noite os trabalhos dos canteiros de Santaluz foram reconhecido e exaltado pelos membros da mesa em seus discursos e palestras que expuseram a grandiosidade dos trabalhos do ponto de vista artístico, cultural e arquitetônico realizados por Boaventura e seus filhos. O senhor Aurino Lopes foi lembrado por der sido pioneiro na arte é mestre de Boaventura Abreu

A exposição é gerenciada pela Santaluz FM, o Trabalho começou a ser elaborado a mais de um ano, com o patriarca da família ainda em vida, Para Santa Luz FM é uma honra e um privilégio podermos nos somar a Professora Maria Amelia e ao Professor Manoelito para enaltecer a arte produzida pela Família Abreu e diversas famílias de Santaluz. É o nosso papel enquanto rádio da Comunidade, protagonizarmos ou nos somarmos a aqueles que protagonizam iniciativas efetivamente comprometidas com a evolução e emancipação das pessoas, disse o presidente a instituição Gilvaldo Souza.

Everaldo Abreu agradeceu a todos os apoiadores que viabilizaram o evento e de forma especial aos curadores e aos Professores/Doutores que valorizaram o trabalho desenvolvido pela família Boa Ventura Abreu. Paulo Abreu agradeceu o apoio da fotógrafa Kamila Mestre que fotografou as obras da família espalhados na Capital Baiana. E Laércio Abreu agradeceu o empenho pelo projeto e o reconhecimento dos presentes a arte da cantaria, aproveitou também para defender a valorização de trabalhos do tipo em Santaluz.