Agricultor de Conceição do Coité colhe mandioca de cerca de 2 metros: 'Nunca tinha visto desse porte'
Um agricultor colheu uma mandioca de aproximadamente dois metros de comprimento, em sua propriedade, na zona rural de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. O feito aconteceu no dia 11 de setembro, próximo ao distrito de Bandiaçu, e repercutiu ao longo da semana.
Railton Santana, de 57 anos, contou ao g1 que foi a primeira vez que encontrou uma raiz tão grande.
“Ela passa de dois metros. Nunca tinha visto uma mandioca desse porte. Já colhi outras grandes, mas não tão comprida assim”, disse.
Segundo Railton, o tempo médio para o cultivo da raiz é de 10 a 12 meses. Ele disse que demora todo esse tempo porque não chove muito na região.
Apesar do tamanho, a mandioca não será vendida. O agricultor contou que a produção que mantém em sua propriedade — de mandioca, milho e feijão — é voltada para consumo próprio da família.
“Eu trabalho em uma fábrica de sisal na cidade, mas gosto de plantar para ajudar na cozinha. O salário é pouco e a gente precisa completar com o que planta. Da mandioca, a gente faz farinha e beiju", contou Railton.
A raiz gigante também virou assunto nas redes sociais. Railton disse que recebeu muitas curtidas no Facebook e no Instagram. "Mas a gente já transformou em farinha. Aqui não fica guardando, colhe e já usa", ressaltou.