Animais nas estradas causaram acidentes em Santaluz neste final de semana; jovem não resiste a ferimentos e morre
O avanço da vegetação nas proximidades das vias, aliado a irresponsabilidades de criadores e falta de fiscalização dos órgãos competentes, faz com que animais invadam a pista com mais frequência em nossa região. Os equinos: cavalos, burros e jegues entre outros bichos, – invadem as estradas de forma repentina e surpreendem quem está na direção de veículos automotores.
Em Santaluz, apenas nesse último final de semana – dois acidentes do tipo foram registrados, um deles acabou levando a morte de um jovem que conduzia uma motocicleta, sendo surpreendido por um animal na BA 120, no trecho que liga a cidade de Valente, nas proximidades da balança de pesagem. Segundo testemunhas, o condutor conseguiu evitar o impacto com o animal, mas perdeu o controle do veículo, vindo a cair e sofrer graves escoriações –, outras pessoas tiveram ferimentos mais leves no mesmo acidente que ocorreu na madrugada de domingo (22).
O segundo caso, desta vez em um estrada vicinal, nas proximidades do Distrito de Pereira, também na madrugada de domingo – quando o condutor de uma motocicleta colidiu com animal que atravessava a pista, o motociclista e o passageiro tiveram ferimentos leves.
Acidentes envolvendo veículos e animais ocupam o segundo lugar no ranking das principais ocorrências de trânsito nas estradas estaduais, de acordo com relatório do Sistema de Estatística de Acidentes de Trânsito (Sider). De janeiro a outubro deste ano, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (Seinfra-SIT) contabilizou 426 acidentes nas estradas da Bahia.
A possibilidade, ao contrário do que se pode supor, num primeiro momento, não se dá apenas nas estradas que cortam áreas rurais ou de mata. Até mesmo em vias urbanas e movimentadas isso é possível. Diversos casos de animais de grande porte nas ruas de Santaluz já foram denunciados por meio das redes sociais por moradores e transeuntes.