Audiências públicas buscam sugestões para Base Curricular

vemvercidade 20 Jul, 2017 10:43 - Atualizado em 20 Jul, 2017 10:46 Do Correio*
Escolas particulares, como esta de Manaus, também terão de seguir a Base Nacional Comum.
Reprodução Escolas particulares, como esta de Manaus, também terão de seguir a Base Nacional Comum.

Entre os meses de julho e setembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) realizará cinco audiências públicas - uma para cada região - a fim de receber sugestões para o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base vai influenciar diretamente no novo ensino médio, aprovado em fevereiro deste ano por Medida Provisória.

A primeira audiência já aconteceu no dia 7, em Manaus (AM). De acordo com o secretário Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rosseli Soares, no encontro da capital amazonense foram levantadas questões importantes em relação, principalmente, à educação dos povos indígenas.

A próxima audiência acontecerá em Recife (PE), no dia 28. Em 11 de agosto será a vez de Florianópolis (SC), enquanto São Paulo (SP) recebe no dia 25. A última audiência acontece em Brasília (DF) no dia  11 de setembro. Para participar dos encontros, é possível se inscrever no site do Conselho Nacional de Educação (CNE). As audiências também são transmitidas pela internet.

A BNCC, que será debatida nas audiências, é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil. A Base será uma referência nacional obrigatória, mas não um currículo. Seu papel será o de guiar a elaboração dos currículos nos estados e municípios.

Segundo o MEC, as escolas terão autonomia para adequar o conteúdo ensinado aos alunos de acordo com a contextualização de cada realidade. A BNCC trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da Educação Básica.