Autoescolas da Bahia terão que instalar sistema de monitoramento em veículos para aulas práticas
Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, em outubro deste ano, tornará obrigatória a utilização do ‘Sistema Eletrônico de Monitoramento, Anotação, Transmissão e Recepção dos Relatórios de Avaliação de Aula Prática de Direção Veicular’, nas autoescolas da Bahia. (Leia a portaria aqui/página 8).
De acordo com a portaria, “fica estabelecida a data limite de 30/11/2017 para conclusão de implantação de todo o Sistema Eletrônico de Monitoramento”. A portaria ainda diz que “a validação das aulas práticas de direção veicular deverá ser enviada ao sistema Detran/BA, através da empresa credenciada, após sua verificação e análise, garantindo a identificação de Candidato/Condutor e Instrutor, no início e final da aula, assim como a presença de ambos durante a aula no interior do veículo, além de outras informações necessárias”.
Com a nova regra, possivelmente tirar habilitação para a categoria B, C, D e E ficará ainda mais caro a partir do ano que vem. É que as autoescolas terão que instalar esse sistema de monitoramento nos veículos usados nas aulas práticas e obviamente repassarão os custos para os alunos.