Bahia está na lista dos estados mais perigosos para dirigir

vemvercidade 22 Set, 2025 13:05 - Atualizado em 22 Set, 2025 13:07

A Bahia aparece entre os estados mais perigosos para motoristas, de acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O estudo, chamado Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS), avaliou as 26 unidades da federação mais o Distrito Federal, e posicionou o estado baiano na sétima pior colocação do ranking.

O Distrito Federal foi considerado o lugar mais seguro para os condutores, com nota 4,00. Já a Bahia obteve 2,71, ficando à frente apenas de Minas Gerais (2,86) e de estados do Norte e Nordeste, como Amapá, Maranhão, Roraima, Pará e Amazonas — este último com o pior desempenho, marcando 1,86.

Segundo o ONSV, a análise foi feita com base nos seis pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que consideram aspectos como gestão de trânsito, infraestrutura das vias, segurança veicular, fiscalização, educação e indicadores de mortalidade.

O Distrito Federal se destacou em gestão de segurança e fiscalização. Já o Amazonas registrou os piores índices de infraestrutura e fiscalização. O relatório chama atenção para o fato de que alguns estados com notas baixas — como Ceará, Rio de Janeiro e Bahia — podem não estar necessariamente ligados a um comportamento mais seguro dos motoristas, mas sim a uma possível deficiência na fiscalização.

O ranking completo mostra a seguinte classificação: Distrito Federal (4,00); Rio Grande do Sul (3,86); Goiás, Paraná e Rio de Janeiro (3,71); São Paulo (3,57); Ceará, Mato Grosso do Sul e Rondônia (3,29); Espírito Santo, Mato Grosso e Pernambuco (3,14); Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins (3,00); Minas Gerais (2,86); Bahia (2,71); Amapá, Maranhão e Roraima (2,29); Pará (2,14); e Amazonas (1,86).