Brasil libera venda da vacina que protege contra dengue

vemvercidade 26 Jul, 2016 17:21 - Atualizado em 26 Jul, 2016 17:31
A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur
Sanofi Pasteur/Norbert Domy A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur

Dengvaxia, a primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil vai poder ser comprada por hospitais e clínicas particulares. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, informou que ela vai custar de R$ 132,76 a R$ 138,53, de acordo com alíquota de cada estado. O consumidor, no entanto, deverá desembolsar um valor adicional, que varia de um estabelecimento para o outro, pela aplicação da vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional e, caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes.

A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas. Na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes. Por isso, ela não substitui as recomendações anteriores do Ministério da Saúde.