Câmara de Santaluz aprova contas do ex-prefeito Zenonzinho; outras duas também foram aprovadas

vemvercidade 20 Dez, 2023 13:54 - Atualizado em 20 Dez, 2023 17:42
Câmara de Santaluz aprova contas do ex-prefeito Zenonzinho; outras duas contas também foram aprovadas
Foto: Reprodução Câmara de Santaluz aprova contas do ex-prefeito Zenonzinho; outras duas contas também foram aprovadas

A Câmara de Vereadores de Santaluz, na região sisaleira, aprovou as contas do ex-prefeito Zenon Nunes, o 'Zenonzinho', durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (20).

Por unanimidade, os vereadores 'derrubaram' o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) que rejeitava as contas da prefeitura referente ao exercício financeiro de 2015, de responsabilidade de Zenonzinho. 

De acordo com o tribunal, o então gestor realizou despesas com pessoal no percentual de 61,56% da receita corrente líquida do município. Por sua vez, Zenonzinho justificou dizendo que o município teve uma queda brusca na receita após a saída da mineradora Yamana Gold.

Os treze vereadores presentes na sessão votaram contra ao parecer do TCM, e com isso as contas de Zenonzinho foram aprovadas. 

Plenário da Câmara durante Sessão Ordinária nesta quarta-feira, dia 20. Foto: VemVer Cidade 

Mais duas contas aprovadas 

Na mesma sessão, as contas da ex-prefeita Quitéria de Júnior (PSD) e do atual gestor, Arismário Barbosa (Avante), também foram aprovadas pelo plenário. A maioria dos vereadores foram favoráveis ao parecer do TCM que havia aprovado as duas contas. 

No caso da ex-gestora, as contas referente a 2020 foram aprovadas por 12 votos favoráveis e um contrário. O vereador e presidente da câmara, Sérgio Suzart foi o único que votou pela reprovação das contas da ex-prefeita.

Suzart foi único que votou contra a aprovação das contas de Quitéria de Júnior. Foto: /Reprodução

Procurado pela nossa reportagem, o vereador justificou o voto: "Vivenciei a gestão da então prefeita Quitéria e diante de inúmeras situações que denunciamos à época, votei contra a aprovação das contas dela, por entender que havia muitas irregularidades. Falo isso com tranquilidade e convicção de quem segue firme no grupo político, independente de hoje estar numa situação diferente a que estive durante a gestão passada', disse Suzart.

As contas do atual prefeito, referente ao ano de 2021, também foram aprovadas, por 8 a 5. Todos os vereadores da oposição votaram contra as contas do prefeito Arismário, mas não foi suficiente para derrubar a aprovação.