Camelô que virou banqueiro dá dicas de como agir em momentos de crise e alcançar o sucesso

vemvercidade 10 Nov, 2016 14:04 - Atualizado em 13 Nov, 2016 14:06 Correios*

Cortador de cana, vendedor de amendoim, pedreiro, motorista e morador de rua. David Portes já passou por muitos momentos diversos e complicados durante a sua vida, mas conseguiu dar a volta por cima. Em 1986 ele estava desempregado e com apenas R$ 12 no bolso começou a vender balas no centro do Rio de Janeiro. A partir daquele momento, ele não parou mais de negociar. 

As ideias criativas chamaram a atenção das pessoas que passavam pela banquinha do camelô. Aos 57 anos, é dono das empresas Talk About, D!Marketing, AD POP e Investicomm, além de rodar o planeta dando palestras sobre a sua história de superação. O próximo passo de David será abrir um banco. 

Em entrevista ao jornal Extra, David Portes explicou que a ideia é criar um banco virtual, o Umclub, sem taxas de assinatura e anuidade. “Você acreditaria na possibilidade de um camelô se tornar milionário? Eu acreditei. Se você não for o primeiro a acreditar em si mesmo, ninguém mais será”, disse ele.

“Na minha época de camelô, quando vi que a concorrência estava ficando muito forte, busquei um diferencial. Criatividade é isso: executar algo diferente do habitual. Um bom estímulo à criatividade é a leitura”. Tenha em mente o preço mínimo a que você pode chegar. Seja paciente e flexível. Pesquise tudo sobre a pessoa com a qual você vai negociar. Fique calmo e demonstre naturalidade na negociação. Parecer nervoso ou muito confiante só atrapalha”, continuou David.

Entre as dicas do empresário para alcançar o sucesso, estão a escolha certa no parceiro e ter sempre um caixa para possíveis emergências. "Não importa se você ganha muito ou pouco, essa dica é fundamental. O dinheiro economizado servirá para emergências, para uma renda extra, para abrir um negócio ou até mesmo para auxiliar na sua aposentadoria", explica. 

“Seja qual for sua ocupação, é preciso estudar sempre. Com os cursos à distância, isso se tornou mais simples. São boas opções para se especializar e, de quebra, conhecer novas pessoas e aumentar o seu capital social”.