Câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano, segundo o Inca

vemvercidade 06 Out, 2016 11:07 - Atualizado em 06 Out, 2016 11:28
O tratamento depende do estágio do câncer. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso
Reprodução O tratamento depende do estágio do câncer. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso

A cirurgia da mama causa uma alteração significativa no órgão. Na grande maioria dos casos ela pode e deve ser amenizada. Esse mês, o tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença que é mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. 

O tratamento depende do estágio do câncer. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso. Ele pode consistir basicamente em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Médicos afirmam que quanto mais cedo for descoberto o problema, maiores serão as chances de cura.

De acordo com o mastologista Marcelo Bello, do Inca a alteração da anatomia da mama tem implicações não só estéticas, mas também psicológicas e funcionais. Além disso, a reconstrução mamária é parte integral do tratamento.

— A autoestima da mulher costuma melhorar após a cirurgia de reconstrução. Porém, para um resultado melhor, é preciso se informar sobre os diversos tipos de reconstrução, e os seus resultados — afirma Marcelo.