Cantor e compositor, Lazinho Love fala do seu clipe ‘Um Invisível na Sociedade’

vemvercidade 03 Ago, 2017 13:02
Imagem do clipe 'Um Invisível na Sociedade'.
Foto: Divulgação Imagem do clipe 'Um Invisível na Sociedade'.

O alcoolismo é um problema de saúde que afeta pessoas de diferentes classes sociais. A doença atinge cerca de 10% da população brasileira e, diferentemente de outras enfermidades, ela não é muito levada a sério por ‘acharmos’ que o alcoolista é uma pessoa fraca, irresponsável e sem controle. Esse preconceito inibe inclusive que pessoas que sofrem com o alcoolismo de seus familiares tomem a iniciativa de buscar ajuda.

O alcoolismo é uma doença e ela não pode continuar invisível aos olhos da sociedade. Pensando nisso, o cantor e compositor luzense, Lazaro Matilde, o ‘Lazinho Love’ lançou nesta semana o videoclipe ‘Um Invisível na sociedade’ que narra o cotidiano sofrido e carregado de preconceito dos alcoolistas. Por meio das redes sociais, o clipe virilizou na região e já atingiu mais de 20 mil visualizações, até o momento. Seguindo o artista, a inspiração para a obra também surgiu de sua experiência no trabalho de prevenção e combate ao alcoolismo que desenvolveu quando era funcionário do Caps AD III, em Santaluz.

Para compreender melhor a proposta, o Vem Ver Cidade bateu um papo com Lazinho Love. Veja entrevista abaixo: 


VVC: O que motivou a escolha do título ‘Um Invisível na Sociedade’ e tema da canção?

Lazinho Love: Eu escolhi o título inspirado em uma série de triagens que realizei quando fiz parte do Caps AD III aqui em Santaluz, na oportunidade tive um contato maior com esse público e pude conhecendo várias histórias, e resolvi transforma-las em música. E junto com isso, outros fatores sociais que existem por trás dessa doença e os diversos motivos que acabam direcionando os usuários do álcool ao abuso, pessoas que perdem emprego, que perde um familiar, que terminam um relacionamento, entre outros.


VVC: A canção narra a trajetória de um homem que se rendeu ao uso excessivo de álcool. A história que inspirou sua composição é real? 

Lazinho Love: Sim, baseado na história de diversas pessoas que vivem nesta situação, e muitas vezes sociedade não percebe que por trás daquela pessoa que tá ali, naquela vivência com álcool de forma abusiva, existe uma história, um motivo que levou aquela pessoa está daquele jeito.

Lazinho já trabalhou no combate ao alcoolismo, no Caps AD III. (Foto: arquivo pessoal)


VVC: O que você espera alcançar, quais os objetivos de trabalhar a temática em sua canção?

Lazinho Love:  Estimular as pessoas a terem mais empatia umas com as outras, o que hoje vem se deteriorando, somos tão egocêntrico, que coisas assim passam despercebidas, quero mostrar para a sociedade que cada pessoa que tem o uso abusivo de álcool tem uma história, tem seus motivos e merece ser respeitada e ajudada.


VVC: Seu clipe vem ganhando muita repercussão nas redes sociais, e levanta uma  muito presente em nosso município. Quais ações você acredita que devam ser feitas para que o alcoolista receba ajuda e não seja mais visto como um invisível? 

Lazinho Love: Algumas ações já veem sendo realizadas em nosso município, graças a Deus, temos uma coisa muito boa voltada para atendimento deste público, que é o Caps AD, mas infelizmente muitas pessoas ainda não conhece. Eu acredito que o primeiro passo vem das pessoas, temos tem que perceber que alcoolismo não é brincadeira, não é vagabundagem é coisa séria, e ao invés de ter preconceito, de alguma forma temos que ajudar, assim teremos uma Santaluz mais solidária e melhor.


VVC: O alcoolismo não é um destino, mas sim uma progressão. Você acredita que exista em nosso município uma cultura de preconceito com os alcoolistas? 

Lazinho Love:  Aquela pessoa que tem seu consumo organizado – bebe sem abuso – não sofre preconceito, no entanto aquela que é desorganizada - bebe abusivamente – é marginalizada, vista como chacota ou desprezo, isso tem que mudar. 


VVC: Outrora você estava mais ativo no mundo da música, fez vários shows em Santaluz e gravou Cd. O clipe marca uma retomada a sua carreira como cantor? 

Lazinho Love:  Ainda estou iniciando minha carreira, ainda tenho que aprender muito e trilhar muitos caminhos, mas é um passo muito importante para mim, para minha carreira, é o início de uma caminhada.


VVC: Gostaria de deixar mais alguma informação ou recado aos nossos leitores?

Lazinho Love:  Quem é alcoolista, não é vagabundo, o abuso de álcool não é brincadeira é coisa séria, e por trás de cada uma dessas pessoas que sofrem dessa doença, existe uma História. Que Deus abençoe a todos, e que a gente possa ter mais amor pelo próximo.



Assista ao videoclipe: