CEAIC Santa Luz promoveu curso sobre cadeia produtiva da avicultura para jovens e beneficiários do Projeto Conviver
A atividade aconteceu nesta segunda-feira (19), no Santaluz Sisal Clube, com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade e permanência dos Jovens na Comunidade, por meio do Fortalecimento da Agricultura Família e Economia Solidária - agregando valor as cadeias produtivas locais, com o beneficiamento e desenvolvimento do Empreendedorismo.
O CEAIC - Central das Associações Comunitárias de Santa Luz vem realizando em Parceria com o Governo do Estado Bahia, SDR Sevretaria de Desenvolvimento Rural, e CAR - companhia de desenvolvimento e ação regional, e, organizações parceiras - formação de diversas pessoas indicadas pelas associações filiadas.
Os jovens irão receber do Projeto um aviário coletivo cujo será escolhido a propriedade de um deles para ser Constituído, será implantado em 20 Comunidades do município de Santa Luz pelo projeto onde os mesmos receberão o kit completo - aviário coletivo composto de aviário, pintos, e ração para iniciar a produção.
No projeto está previsto um Aviário matriz onde vão ser produzidos os pintos. O mesmo será coordenado pelos Jovens Sadrak e Geremias da Comunidade de Arapuá em Santa Luz.
Além do aviário a comunidade de Arapuá será contemplada com uma cisterna de produção com capacidade de 52 mil litros, através do projeto União Sertaneja.
Em cada Módulo tratado temas específicos de convivência com semiárido - com os melhores Palestrantes do Território do Sisal. Nesta segunda-feira (19) de dezembro o palestrante foi o Veterinário Paulo Roberto conceituado na área e com vasta experiência no SIM de Conceição do Coité e CONSISAL e passagem pela ADAB Agencia de Desenvolvimento Agropecuário.
A idéia é desenvolver parcerias que possam agregar valor as cadeias produtivas, com produção Certificada para termos produção de qualidade no mercado local, regional e estadual, garantindo uma melhor renda e Qualidade de vida no Campo. – CEAIC.
Os Jovens são sócios dessas Associações e será formada uma parceria com a rede de comercialização da Agricultura Família no Município como a COOBENCOL cooperativa de Beneficiamento e Comercialização e AMMTRAFAS Associação das Mulheres, cuja está concluindo a Construção de um abatedouro de frango caipira padronizado para receber o selo de inspeções Municipal, SIM e Estadual SIEE. Afim resolver um gargalo na abertura de mercado e preço justo para esses produtos.
Por Roberto Matos e com a colaboração de Valter Viera.