Cinco tecnologias que vão mudar sua relação com banco em breve
A atendente virtual foi desenvolvida a partir de inteligência artificial e vai conseguir fazer a mesma coisa que um atendente humano com o mesmo nível de proatividade, no que diz respeito as tarefas mais repetitivas. A tecnologia deve chegar nos aplicativos e redes sociais de bancos ainda este mês. A previsão é que no próximo ano ela ganhe também uma versão para atendimento físico, como afirma o presidente da Woopi, empresa de P&D da Stefanini, Alex Winetzki. “A Sophie tem bases de conhecimento para orientar mais de 3 mil processos. Foram mais de US$ 5 milhões investidos para desenvolver um produto como esse” destaca.
Câmera em 360 graus
Aquele receio de ir a um caixa eletrônico e não saber bem se faz a operação ou se olha para os lados está com os dias contados. Isto por que a NCR SelfServ desenvolveu um caixa de auto atendimento que possui uma câmara de 360º que mostra na tela tudo que acontece no entorno. “É uma solução que acaba aumentando a segurança do cliente, na qual a câmera capta quem está se aproximando ou se tem alguém ao lado”, explica o gerente de Contas NCR Brasil, Riberto Dias. O terminal também possibilita a abertura de contas sem ter que ir a uma agência física, com direito a assinatura eletrônica e scanner de documentos também.
Cartão de crédito na hora
Não vai ser preciso esperar entre 15 e 30 dias para receber o cartão de crédito em casa ou ter que ir busca-lo na agência bancária. Desenvolvido pela Saque Pague, o novo terminal que emite o cartão da conta corrente em menos de um minuto deve ganhar, pelo menos, 20 pontos de presença em Salvador.“Vamos começar esse projeto pela Bahia. O diferencial desse caixa é a possibilidade de reciclar o dinheiro com depósito sem envelope. E ela se retroalimenta: dá troco, usa o dinheiro depositado para saque e emite cartão de credito”, adianta o diretor-presidente da empresa, Givanildo Luz. Ao todo, são mais de 40 tipos de transações possíveis.
Biometria facial para aplicativos
Para aumentar a segurança do uso de canais mobile de bancos, a OKI Brasil criou um sistema de biometria facial que permite que o acesso seja feito com o reconhecimento do rosto. A tecnologia funciona da seguinte forma: antes de acessar o aplicativo, o sistema faz uma foto e autentica a imagem a partir do movimento e do rosto do cliente. “Somente com essa identificação o acesso à conta será possível, o que diminui o risco de utilizar a conta em em celulares que foram roubados ou que estão sem senha de desbloqueio”, explica o coordenador de Comunicação da OKI Brasil, Alex Barbosa. A solução deve chegar em até 2 anos.
Sustentabilidade vale pontos
A ideia é converter ações como a adesão à fatura digital em pontos, como em um programa de fidelidade. Segundo o diretor de Tecnologia da Logicalis, Fabio Hashimoto, o ZCO2 é um modelo que vai remunerar as pessoas com moedas criptográficas baseadas em blockchain (sistema de contabilidade que dá sustentação a moedas digitais, como os bitcoins) e lastreadas em Créditos de Carbono. “Vai ser possível trocá-lo depois numa entidade que aceite esse ponto”, destaca Hashimoto. “Quando você pagar a conta por um aplicativo móvel vai receber uma quantidade de pontos relativa ao gás carbônico que deixou de ser emitido”.