Cinco tecnologias que vão mudar sua relação com banco em breve

vemvercidade 25 Jun, 2017 12:33 - Atualizado em 25 Jun, 2017 12:42 Do Correio*
Atendente virtual, emissão cartão de crédito na hora, biometria facial são só algumas das novidades que devem chegar aos canais de relacionamento
Reprodução Atendente virtual, emissão cartão de crédito na hora, biometria facial são só algumas das novidades que devem chegar aos canais de relacionamento

A atendente virtual foi desenvolvida a partir de inteligência artificial e vai conseguir fazer a mesma coisa que um atendente humano com o mesmo nível de proatividade, no que diz respeito as tarefas mais repetitivas. A tecnologia deve chegar nos aplicativos e redes sociais de bancos ainda este mês. A previsão é que no próximo ano ela ganhe também uma versão para atendimento físico, como afirma o presidente da Woopi, empresa de P&D da Stefanini, Alex Winetzki. “A Sophie tem bases de conhecimento para orientar mais de 3 mil processos.  Foram mais de US$ 5 milhões investidos para desenvolver um produto como esse” destaca.

Câmera em 360 graus

Aquele receio de ir a um caixa eletrônico e não saber bem se faz a operação ou se olha para os lados está com os dias contados. Isto por que a NCR SelfServ desenvolveu um caixa de auto atendimento que possui uma câmara de 360º que mostra na tela tudo que acontece no entorno. “É uma solução que acaba aumentando a segurança do cliente, na qual  a câmera capta quem está se aproximando ou se tem alguém ao lado”, explica o gerente de Contas  NCR Brasil, Riberto Dias. O terminal também possibilita a abertura de contas sem ter que ir  a uma agência física, com direito a assinatura eletrônica e scanner de documentos também.

Cartão de crédito na hora

Não vai ser preciso esperar entre 15 e 30 dias para receber o cartão de crédito em casa ou ter que ir busca-lo na agência bancária.  Desenvolvido pela Saque Pague, o novo terminal que emite o cartão da conta corrente em menos de um minuto deve ganhar, pelo menos, 20 pontos de presença em Salvador.“Vamos começar esse projeto pela Bahia. O diferencial desse caixa é a possibilidade de reciclar o dinheiro com depósito sem envelope. E  ela se retroalimenta:  dá troco, usa o dinheiro depositado para saque e emite cartão de credito”, adianta o diretor-presidente da empresa, Givanildo Luz.  Ao todo, são mais de 40 tipos de transações possíveis.

Biometria facial para aplicativos

Para aumentar a segurança do uso de canais mobile de bancos, a OKI Brasil criou um sistema de biometria facial que permite que o acesso seja feito com o reconhecimento do rosto. A tecnologia funciona da seguinte forma: antes de acessar o aplicativo, o sistema faz uma foto e autentica a imagem a partir do movimento e do rosto do cliente. “Somente com essa identificação o acesso à conta será possível, o que diminui o risco de utilizar a conta em em celulares que foram roubados ou que estão sem senha de desbloqueio”, explica o coordenador de Comunicação da OKI Brasil, Alex Barbosa.  A solução deve chegar  em até 2 anos.

Sustentabilidade vale pontos

A ideia é converter ações como a adesão à fatura digital em pontos, como em um programa de fidelidade. Segundo o diretor de Tecnologia da Logicalis, Fabio Hashimoto, o ZCO2 é um modelo que vai remunerar as pessoas com moedas criptográficas baseadas em blockchain (sistema de contabilidade que dá sustentação a moedas digitais, como os bitcoins) e lastreadas em Créditos de Carbono. “Vai ser possível trocá-lo depois numa entidade que aceite esse ponto”, destaca Hashimoto. “Quando você pagar a conta por um aplicativo móvel vai receber uma quantidade de pontos relativa ao gás carbônico que deixou de ser emitido”.