Colégio José Leitão comemora 60 anos de sonhos e histórias
Amanhã 01 de Junho, o Colégio Estadual José Leitão, conhecido popularmente pela comunidade como Coró comemora os 60 anos de sua fundação e de uma história rica, diversificada, de importância grandiosa e singular na educação do povo Luzense.
O atual Diretor Ananias Cruz destaca que a unidade escolar é referência em Educação. “Sessenta anos de educação é tempo de dizer que se fez história. História que contém todas as nossas, narrativas de lutas e conquistas. Santaluz está dentro de todo esse contexto de saberes...misturado de ciência e crenças de todas as idades. Sessenta anos nos dá o direito de dizer que a validade é garantida. Há uma cumplicidade em nossa história: na minha e na sua. Tanto que nessa gerência...os sessenta veio marcar o tempo de uma grande celebração. E a garantia de muitas alegrias! Feliz aniversário e felizes tempos vindouros. Sonhos multiplicados na diversa idade que te constitui!“, enfatizou Ananias.
Atualmente, a instituição que atua nos três turnos de ensino e recebe cerca de 1.500 alunos, sendo um dos maiores Colégio estaduais da região do sisal e das cidades que integram o Núcleo 4.
“Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa história de sabedoria. De ter podido me inserir no tempo do Coró e fazer parte de um enredo de sonhos, lutas e conquistas desta casa de saberes, de duas formas esplendidas somando o gerir em sala de aula e o gerir o espaço. Gosto desse Abraço! Desse compasso de andar junto”. Anedy Belisário / Vice-diretora.
Em comemoração aos sessenta anos a Escola promoveu hoje (31) pela manhã uma gincana, pela tarde Show de Talentos e a noite aconteceu um culto em Ação de Graças com Professores, Funcionários e alunos.
Trajetória
A construção do primeiro pavilhão teve iniciou em 1950, pelo prefeito José Bahia da Silva Leitão, na gestão do governador Otávio Mangabeira em terreno doado pela família Leitão, pois nessa época a prefeitura não tinha recursos suficientes para comprar do mesmo, e concluindo em 1956 pelo prefeito Augusto Arthur da Silva Leitão, nessa época era constituída de quatro salas. Após a inauguração do prédio, todas as escolas que funcionavam na sede em salas alugadas, se transferiram para o único prédio cuja escola recebeu o nome de Nuclear Coronel José Leitão.
Em 1966, na gestão do prefeito Nilton Oliveira Santos em parceria com a companhia vale do Rio Doce, sendo governador do estado o senhor Lomanto Júnior, foram ampliadas suas instalações com a construção de mais seis salas. O prefeito da época Sr. Nilton Oliveira Santos aproveitando a oportunidade de muitas salas e recursos humanos, fundou o Ginásio Municipal de Santa Luz que teve como primeira diretora a professora Áurea Cardoso Negreiro Falcão, o ginásio funcionou vários anos no prédio Coronel José Leitão, mudando-se para funcionar no prédio Tarcilina Borges de Barros, em 1974.
Por determinação da secretaria da Educação e Cultura, após inspeção realizada, passou a chamar-se Grupo Escolar Coronel José Leitão que popularmente ficou conhecido como “Coró”. Na 1ª gestão do prefeito Joélcio Martins da Silva a professora Luzanilde dos Reis Falcão assume Diretoria do Coró, funcionando então apenas o Ensino Fundamental de 1ª á 4ª série devido ao grande número de alunos distribuídos em 15 salas. A diretora resolveu implantar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, a escola passou a, chamar-se Escola Estadual de 1º Grau José Leitão. Em junho de 1997 assume a direção da escola Luziana Andrade de Oliveira que construiu o auditório para apresentações culturais e sociais desta escola, como também adequou as instalações de uma sala para funcionar como sala de leitura.
Em 1999, no mês de agosto chega para assumir a Direção desta escola a professora Rozenita Carneiro de Araújo que preocupada com o aumento da quantidade de alunos construiu quatro salas em parceria com a Prefeitura Municipal, Após implantação do curso de aceleração II, na gestão da diretora Rozenita Carneiro de Oliveira, a clientela do noturno aumentou consideravelmente, em virtude deste fato a Diretora preparou a documentação exigida e solicitou a implantação do Ensino Médio regular e Aceleração III , que foram autorizadas através da portaria nº 908,D.O.31/01/2004, Sendo assim a escola passou a se chamar Colégio Estadual José Leitão, seu nome atual.
.