Colégio José Leitão comemora aniversário de 61 anos com gincana escolar
O Colégio Estadual José Leitão, conhecido pela comunidade luzense como ‘Coró’, completou hoje 61 anos de atividades educacionais. Em celebração, os professores da escola promoveram na manhã desta quinta-feira (1°) a ‘2ª Gincana Estudantil’ envolvendo alunos do ensino médio e toda comunidade escolar, nas mais variadas provas. A recreação aconteceu em frente à instituição, localizada na Rua Travessa Dom Pedro II, centro de Santaluz.
Alunos participando da gincana. (Foto: José Leitão)
Para o diretor Ananias Cruz, que está à frente da escola desde janeiro do ano passado, o José Leitão é um lugar de transformação de histórias. “Hoje é um dia muito importante para nós, pois se consolida mais de seis décadas uma escola que carrega um tradicionalismo familiar ligado ao seu nome, mas também um lugar de mudanças, crescimento, transformação de histórias. Lugar que recebeu e acolheu não só a mim como vários outros profissionais de outros lugares”, disse.
“Hoje parabenizo não somente a comunidade escolar, como também a sociedade Luzense por possuir uma instituição decente, competente, qualificada e de respaldo”, concluiu o diretor.
Atualmente, a instituição que atua nos três turnos de ensino e recebe cerca de 1.500 alunos, sendo um dos maiores Colégio estaduais da região do sisal e das cidades que integram o Núcleo 4.
Atual fachada da escola. (Foto: VemVer Cidade)
'Trajetória rica, diversificada, de importância grandiosa e singular na educação do povo de Santaluz'
A construção do primeiro pavilhão teve iniciou em 1950, pelo prefeito José Bahia da Silva Leitão, na gestão do governador Otávio Mangabeira em terreno doado pela família Leitão, pois nessa época a prefeitura não tinha recursos suficientes para comprar do mesmo, e concluindo em 1956 pelo prefeito Augusto Arthur da Silva Leitão, nessa época era constituídde quatro salas. Após a inauguração do prédio, todas as escolas que funcionavam na sede em salas alugadas, se transferiram para o único prédio cuja escola recebeu o nome de Nuclear Coronel José Leitão.
Em 1966, na gestão do prefeito Nilton Oliveira Santos em parceria com a companhia vale do Rio Doce, sendo governador do estado o senhor Lomanto Júnior, foram ampliadas suas instalações com a construção de mais seis salas. O prefeito da época Sr. Nilton Oliveira Santos aproveitando a oportunidade de muitas salas e recursos humanos, fundou o Ginásio Municipal de Santa Luz que teve como primeira diretora a professora Áurea Cardoso Negreiro Falcão, o ginásio funcionou vários anos no prédio Coronel José Leitão, mudando-se para funcionar no prédio Tarcilina Borges de Barros, em 1974.
Por determinação da secretaria da Educação e Cultura, após inspeção realizada, passou a chamar-se Grupo Escolar Coronel José Leitão que popularmente ficou conhecido como “Coró”. Na 1ª gestão do prefeito Joélcio Martins da Silva a professora Luzanilde dos Reis Falcão assume Diretoria do Coró, funcionando então apenas o Ensino Fundamental de 1ª á 4ª série devido ao grande número de alunos distribuídos em 15 salas. A diretora resolveu implantar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, a escola passou a, chamar-se Escola Estadual de 1º Grau José Leitão. Em junho de 1997 assume a direção da escola Luziana Andrade de Oliveira que construiu o auditório para apresentações culturais e sociais desta escola, como também adequou as instalações de uma sala para funcionar como sala de leitura.
Em 1999, no mês de agosto chega para assumir a Direção desta escola a professora Rozenita Carneiro de Araújo que preocupada com o aumento da quantidade de alunos construiu quatro salas em parceria com a Prefeitura Municipal, Após implantação do curso de aceleração II, na gestão da diretora Rozenita Carneiro de Oliveira, a clientela do noturno aumentou consideravelmente, em virtude deste fato a Diretora preparou a documentação exigida e solicitou a implantação do Ensino Médio regular e Aceleração III , que foram autorizadas através da portaria nº 908,D.O.31/01/2004, Sendo assim a escola passou a se chamar Colégio Estadual José Leitão, seu nome atual.