Confecção de tapetes para procissão de Corpus Christi reúne fieis em Santaluz
União, fé e trabalho voluntário. Essa tríade bondosa reuniu cerca de 100 fiéis na manhã desta quinta-feira (15) na Avenida Santa Luzia, no centro de Santaluz. Todos juntos para confeccionar os tradicionais tapetes da procissão de Corpus Christi, prevista para ocorrer após a celebração da missa que acontece as 17h, na Igreja matriz. Essa é a única ocasião no ano em que o símbolo sai às ruas e por isso o ato é considerado importante para os fiéis.
São centenas de metros de tapete da frente da Igreja até o final da avenida, tendo como principal matéria-prima o pó de serragem, que ganha coloração especial com o uso de tintas e outros materiais. As obras de arte fazem menção a paz, misericórdia, juventude, meio ambiente, Ano Mariano, entre outros temas pastorais.
De acordo com o padre Alexandre Aquino, a confecção de tapetas realça a fé popular e dignifica ainda mais a devoção dos fiéis. “Celebrar Corpus Christi significa, justamente, a tradução da igreja em gestos concretos do amor que Deus tem por nós através de Jesus Cristo”, disse.
Padre Alexandre Aquino. (Foto: VemVer Cidade)
Euclides Teixeira, que participa de movimentos da Paroquia Santa luzia há 11 anos, diz que a confecção de tapetes é um momento de alegria e de fortalecimento da fé em Cristo.
“A gente se entrega a Deus em cada desenho, em cada símbolo. É muito gratificante ver a juventude feliz e reunida, brincando e se divertindo durante a produção. Tudo isso fortalece ainda mais a nossa fé”, disse. “Temos que ser igreja, temos que servir, temos que nos doar a Deus”, concluiu Euclides.
(Foto: VemVer Cidade)
Corpus Christi
Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus. É o único dia do ano que se faz procissão publica com o Santíssimo Sacramento.
(Foto: VemVer Cidade)
(Foto: VemVer Cidade)
(Foto: VemVer Cidade)