Conheça o projeto ‘CTE Luzense’ que atende garotos que sonham em se tornar craques do Futebol

vemvercidade 12 Jun, 2017 17:34
Projeto atende crianças e adolescentes de Santaluz.
Divulgação Projeto atende crianças e adolescentes de Santaluz.

O projeto ‘CTE Luzense’ entra em campo para democratizar o acesso ao esporte para os jovens de Santaluz. A iniciativa é focada no futebol de alto rendimento, e tem a finalidade de capacitar atletas para o acesso a categorias de bases em clubes profissionais.

Lançado no dia 21 de maio deste ano, pelo ex-atleta de futebol profissional Edilbergue Gonçalves Cunha, o ‘Berguinho’ e pelo preparador físico Reginaldo dos Santos, o ‘Rejão’, o projeto contempla cerca de 60 garotos, entre 5 a 16 anos, que sonham em se tornar profissionais da bola. os treinamentos acontecem no Santaluz Sisal Clube, em três dias da semana. O jovem projeto já tem convênio com o Esporte Clube de Feira de Santana (FSA), que atua em divisões de bases e que já inseriu vários atletas nos grandes clubes do futebol brasileiro.  

Rejão e Berguinho são os fundadores do projeto.  (Foto: Arquivo pessoal)

Para Berguinho, que jogou no Fluminense de Feira, no final da década de 70 e início dos anos 80, e que antes de se tornar jogador profissional, teve uma rápida passagem pela categoria de base do Flamengo, no Rio de Janeiro, além de ter atuado na Seleção Baiana de Futebol, categoria juvenil, – o CTE luzense busca, além do alto rendimento dos atletas, educar e capacitar para tornarem-se adultos incluídos e integrados na sociedade.

“Quando nós [Berguinho e Reginaldo] resolvemos fundar o CTE, o nosso objetivo era transformar e ajudar os jovens de Santaluz na prática esportiva. Logo de início contamos com o apoio do presidente do Sisal Clube, Robson Senna, o qual eu deixo meus sinceros agradecimentos por nos oferecer a estrutura do clube. Não esquecendo dos nossos parceiros do comercio que são verdadeiros incentivadores do esporte”, agradeceu o coordenador.

Há 10 anos trabalhando com projetos sócias no futebol, Berguinho fala das dificuldades que está enfrentando no início desse novo projeto.  “São em torno de 60 garotos treinando no CTE, temos 10 bolas, utilizamos coletes, cones e outros materiais, tudo isso gerou e vai gerar custo com a manutenção. Também tem o custo do deslocamento para Feira de Santana e alimentação dos meninos. É um desafio muito grande para nós”, ressaltou.

Garotos do projeto CTE, no estadio Joia da Princesa, em Feira de Santana. (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (08), o projeto encaminhou 5 atletas para serem avaliados pelo FSA. E segundo a coordenação do CTE, os garotos tiveram um desempenho muito satisfatório e agradou a comissão técnica do Clube.

“Eu quero deixar claro para a população, que o intuito do projeto não é para a gente ganhar dinheiro. O nosso objetivo é formar atletas de alto nível, e sobretudo, contribuir para a formação do cidadão em sua plenitude”, concluiu Berguinho.