Cooperativa de Santaluz vai participar de projeto piloto ‘Moeda Semente’
Na última sexta-feira (23) aconteceu na sede da Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização Ltda - Coobencol, em Santaluz, uma oficina para construção do plano de negócio através do projeto Moeda Semente, uma espécie de plataforma bancária cooperativa. Este projeto é uma experiência piloto no Brasil e deve ser implantado em 17 estados.
Além da luzense Coobencol, outras cooperativas baianas serão contempladas com o projeto piloto: Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (Feira de Santana), Cooparf (Serrinha) e Cooafes (Conceição do Coité).
Os projetos de cada cooperativa serão financiados por meio do programa de microcrédito da Moeda e da Unicafes, uma associação nacional de cooperativas no Brasil. Embora cada projeto seja diferente um do outro em escopo, tamanho e foco, cada um aborda uma das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Coobencol será beneficiada em suas áreas de atuação, tais como avicultura, caprinocultura, ovinocultura, além de grupos de produção e comercialização do Ponto Sabor do Nordeste.
Sobre a Moeda
Fundada em abril de 2017 por Taynaah Reis, Brad Chun e Isa Yu, Moeda é a primeira plataforma bancária cooperativa do mundo baseada em tecnologia blockchain. Moeda aplica a potência, velocidade e eficiência da tecnologia blockchain para empoderar empreendedores sem acesso a crédito e ao sistema bancário ao redor do mundo.
Sobre as Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável
As Metas Globais são 17 metas adotadas pela Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e decretadas em janeiro de 2016. Elas foram estabelecidas para oferecer um roteiro concreto para elevar a saúde do planeta e sua população até 2030.