Curso ensina história do cangaço em Feira de Santana

vemvercidade 13 Out, 2016 12:11 - Atualizado em 13 Out, 2016 12:13 G1BA
Lampião e seu bando, em imagem da exposição \"Pepitas de Fogo\"
Divulgação Lampião e seu bando, em imagem da exposição \"Pepitas de Fogo\"

O cangaço na Bahia é tema de curso que será apresentado em Feira de Santana, nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), localizada no bairro SIM.


As aulas, que serão ministradas pelo historiador e geólogo Rubens Antonio, acontecem das 8h às 17h, com carga horária de 15 horas.


A proposta do encontro é conhecer mais sobre a história do Cangaço, um movimento que agitou o Nordeste, com foco na Bahia. Serão apresentados eventos como combates, abrangências e disposições que constituem, muitas vezes, pontos de partida para o verdadeiro entendimento enquanto fenômeno histórico.


Na oportunidade, o público irá conferir algumas imagens da exposição “Pepitas de Fogo: O Cangaço e seu tempo colorizados”. A mostra foi apresentada, pela primeira vez em Salvador, no mês de agosto, no Palacete das Artes. São 40 a 50 imagens colorizadas e retificadas relacionadas ao momento do cangaço.


O palestrante Rubens Antonio da Silva Filho possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Desde 1984, Rubens atua como geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia.


As inscrições devem ser feitas através deste site.