Em dois dias, mais de 10 fazendas são invadidas por grupos armados no sudoeste da BA, diz prefeito de Itapetinga

vemvercidade 02 Out, 2017 22:20 - Atualizado em 02 Out, 2017 22:26 Do G1-BA
Índios ocuparam fazenda que seria de Geddel no sul da Bahia
Reprodução/TV Santa Cruz Índios ocuparam fazenda que seria de Geddel no sul da Bahia

Mais de 10 fazendas foram invadidas durante o último final de semana, sábado (30) e domingo (1º), na cidade de Itapetinga, região sudoeste da Bahia. De acordo com prefeito do município, Rodrigo Hagge (PMDB), as propriedades foram tomadas por grupos armados, que saquearam os donos e moradores das fazendas.

"No sábado, por volta das 14h, nós começamos a receber ligações de produtores informando que suas fazendas estavam sendo invadidas. Falaram que os funcionários foram feitos reféns e que os invasores estavam roubando objetos e animais das propriedades", contou.

Conforme Rodrigo Hagge (PMDB), índios e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT), além de moradores de cidades próximas, estariam por trás das ações. Segundo o prefeito, o clima é de apreensão na cidade e, por isso, o policiamento foi reforçado.

Em conversa com o G1, Rodrigo Hagge (PMDB) informou que irá se reunir com o ministro da Justiça e com representantes do Exército Brasileiro, em Brasília, na terça-feira (3), para conversar sobre a situação e pedir apoio das autoridades. Conforme o prefeito, o intuito é evitar confrontos na região.

"Estou indo ao Exército e ao ministro para solicitar apoio na segurança, para que a gente possa retomar a tranquilidade da região. Estou com receio de que haja conflitos na zona rural da cidade. A população está apreensiva", contou.