Em Santaluz práticas esportivas vêm alterando realidade social
Ações e Projetos Esportivos Sociais em Santaluz vem oportunizando aos jovens da cidade o acesso a meios de lazer, prática esportiva e formação social que antes não eram acessíveis ao público considerado em maior risco social, os projetos luzenses obtém reconhecimento e representatividade na Bahia e no Brasil.
Além de ganharem títulos e levantarem a bandeira luzense em campeonatos regionais, estaduais, nacionais e até mundiais os projetos sociais desenvolvidos levanta a bandeira das possibilidades para a juventude local, não têm como único foco a prática esportiva e aquisição de títulos, pois o objetivo não é somente a formação de atletas a prioridade das práticas é a formação social de seus participantes.
O Handebol solidário liderado pela técnica Nega Lú vem resgatando jovens luzenses de caminhos marginalizados e através do esporte construindo a socialização dos atletas, desviando-os de possíveis envolvimentos com drogas, contravenções ou outras práticas ilícitas e trazendo ao município diversos títulos e servindo de vitrine para grandes equipes da modalidade possam visar o trabalho desenvolvido por eles.
Outro projeto que vem dando frutos à cidade é o “Santaluz Luta Social”, liderado pelo policial militar Herik Deivisson que teve inclusive indicação em 2015 ao prêmio servidor cidadão oferecido pelo governo do estado, que também vem resgatando jovens em situação de risco social e permitindo a elas através de práticas de Jiu-jitsu e Judô uma nova visão de mundo e oportunidades, os atletas vêm obtendo diversos títulos em competições por todo o Brasil.
Ambos os projetos contam om apoio da Prefeitura de Santaluz e de comerciantes locais que apoiam as propostas por terão dimensão da sua relevância. Outras modalidades também são trabalhadas com os jovens luzenses e contribuído para o resgate e reinserção social de crianças e adolescentes às práticas cidadãs, ciclismo, futebol, capoeira, Karatê entre outros.