Encontro em Santaluz debate produção orgânica no Nordeste
(Foto: André Frutuoso/Ascom SDR)
(Foto: André Frutuoso/Ascom SDR)
(Foto: André Frutuoso/Ascom SDR)
O secretario da SDR, durante explanação, também falou sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), o andamento das ações de em prol da implementação de armazéns territoriais, para escoamento da produção da agricultura familiar, e apresentou os projetos Bahia produtiva e Pró Semiárido, além da Lei Estadual de Convivência com Semiárido.
Encontro de Estados
Nesta XVII edição, o EPO reúne representações de cinco estados: Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará e Sergipe. O tema que norteia a realização do evento é Tecnologia Social e Sustentabilidade na convivência com o Semiárido.
“Esse evento é uma experiência muito boa e enriquecedora, pois há uma troca de informações entre os estados, ajuda a fortalecer o trabalho da agricultura orgânica e agroecológica que nós realizamos nas comunidades rurais, e contribui nos desafios atuais”, afirma Maria José de Freitas, engenheira agrônoma, do município de Lagoa do Itaenga-PE, que faz parte da Associação de Produtores Agroecológicos (ASSIM).
Gileilda da Costa, uma das organizadoras do evento, e secretária de Educação da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia (Fatres), salientou que “esse encontro já se tornou tradicional e traz respostas significantes, pois nos mostra novas tecnologias e projetos que funcionam para a produção e valorização do homem e da mulher, como resultado temos a permanência das pessoas no campo,com os seus espaços e direitos assegurados”.
Programação
O EPO segue até esta quarta-feira (24), com uma programação diversificada que conta com comercialização de artesanatos e alimentos da agricultura familiar, mesas debatedoras, apresentações culturais e visita a experiências exitosas na área de desenvolvimento rural.
O EPO, que tem a participação de agricultores e representantes de sindicatos, associações, cooperativas, secretários municipais de Agricultura, universidades e institutos federais, é uma realização dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santaluz, União Sertaneja, Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob), SHARE Agriculture Foundation, Humana Brasil e Fatres, entre outras instituições representativas da agricultura familiar.