Estudantes de Jacobina saem às ruas em defesa da educação
Em Jacobina, estudantes do CE Deocleciano Barbosa de Castro, Colégio Modelo e CEEP Felicidade, juntos com a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e União da Juventude Socialista (UJS), se manifestaram em defesa da educação, contra a terceirização e por mais direitos. A passeata saiu da frente do CEDBC, passando pelo NRE16, matriz, seguindo até o alto da Missão e finalizando na Praça Rio Branco.
"Sairemos às ruas para demonstrar nossa insatisfação com as medidas adotas pelo governo"Os estudantes, organizados pelos grêmios estudantis, se posicionaram contra o sucateamento das escolas e precarização da educação pública. “Não ficaremos calados diante da falta de segurança nas nossas escolas, da falta de pagamento dos funcionários terceirizados. Sairemos às ruas para demonstrar nossa insatisfação com as medidas adotas pelo governo.”, disse Eduardo Oliveira, presidente do Grêmio Estudantil do CE Deocleciano.
Entre as palavras de ordem gritadas pelos manifestantes estão: “Estudante na rua. Governo a culpa é sua.”, “Sou estudante secundarista. Da União da Juventude Socialista” e “Pula, sai do chão, quem defende a educação”.
'Não pagaremos a conta da crise"
Vanessa Pueyo, presidente do Grêmio do Modelo, afirmou que os estudantes não aceitam nenhum corte na educação, nenhum direito a menos, que estão nas ruas para conquistar uma educação de qualidade. Henrique Nascimento, presidente da UJS Jacobina. “Esse ato é em defesa do Plano Nacional de Educação, em defesa dos avanços que o Movimento Estudantil conseguiu conquistar nos últimos anos. A ABES está mobilizada em toda a Bahia para dizer que não pagaremos a conta da crise", ressaltou a jovem estudante.