Estudantes de Valente estão entre finalistas da Febrace

vemvercidade 19 Dez, 2017 19:36 - Atualizado em 19 Dez, 2017 19:53
Estudantes de Valente são finalistas da 16ª edição da Febrace
Foto: Claudionor Junior Estudantes de Valente são finalistas da 16ª edição da Febrace

Os estudantes Ana Leticia Araújo e Saulo Ferreira, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, estão entre os finalistas da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Eles criaram um Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem'.

O dispositivo criado pelos estudantes valentenses, e orientado pelo professor Adaltro José Araújo -- é uma câmera monitor, que é instalada no retrovisor externo do veículo e serve de auxílio para o motorista na hora de realizar uma ultrapassagem. 

O projeto será apresentado e avaliado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), de 13 a 15 de março de 2018. 

“Para a criação do protótipo, realizamos levantamentos, pesquisas com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual e verificamos que mais de 12% dos acidentes que ocorrem no trânsito é por conta desse movimento que os motoristas fazem durante a tentativa de ultrapassar”, explica o orientador.

Além dos estudantes de Valente, a Febrace selecionou ideias criativas e inovadoras dos jovens cientistas dos colégios e centros da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual das cidades de Ilhéus, Itabuna, Poções, Salvador, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro  e Vitória da Conquista. 

Os projetos científicos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2017, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e se destacam pela relevância e alcance social. 




Noticias relacionadas