Ex-prefeita de Barreiras toma posse na Sedur em meio a críticas por nomeação

vemvercidade 22 Set, 2017 23:09 - Atualizado em 22 Set, 2017 23:17
Ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, ao lado do governador Rui
Foto: Paula Fróes/GOVBA Ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, ao lado do governador Rui

A ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, tomou posse na tarde desta sexta-feira (22) como secretária estadual de Desenvolvimento Urbano. Durante o evento, ela fez um discurso lembrando do seu passado no oeste do estado e destacou o fato de conseguir se tornar uma liderança política da região. 

A nomeação foi questionada pelo fato de Jusmari ter sido condenada em maio deste ano por fraude em licitação na compra de medicamentos e de materiais hospitalares, odontológicos e de laboratório. A decisão judicial determina o pagamento de multa e a impede de assumir cargos ou atividades na administração pública. 

Como a ex-prefeita de Barreiras recorreu, a sentença acabou ficando suspensa. No seu pronunciamento na cerimônia de posse, Jusmari não comentou sobre a condenação, mas respondeu a críticas de que ela não estaria preparada para o cargo na Sedur. "'Mas como ela vai ser secretária de Desenvolvimento Urbano se ela é rural?' Mas a gente tem que aprender a viver e hoje eu sou urbana", afirmou.

Carreira política

Jusmari começou a carreira política em 1988, quando foi eleita vereadora de Barreiras, sendo reeleita em 1992. Em 1994, obteve uma suplência de deputado estadual e assumiu o mandato em 1997. Em 1998, foi eleita deputada estadual e, em 2002, reeleita na função. Nas eleições de 2006, ela conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados. Em 2008, renunciou ao mandato como deputada federal para assumir a prefeitura de Barreiras, permanecendo até 2012.