Ex-prefeito e pai do atual prefeito de Serrinha, Zevaldo morre aos 76 anos

vemvercidade 19 Fev, 2024 13:20 - Atualizado em 19 Fev, 2024 13:45

Morreu nesta segunda-feira (19), aos 76 anos, o ex-prefeito de Serrinha Antônio Josevaldo da Silva Lima, também conhecido como Zevaldo. Ele era médico, ex-prefeito por dois mandatos, ex-dirigente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e pai do atual prefeito do município, Adriano Lima.

O ex-gestor lutava contra um câncer. Na semana passada, ele teve uma piora no quadro de saúde e foi internado no Hospital São Matheus, em Feira de Santana, mas não resistiu às complicações da doença.

Natural de Serrinha, nasceu no dia 04 de novembro de 1948, e foi prefeito da cidade em dois mandatos: de 1983 a 1988 e de 2001 a 2004. Embora tenha tentado a reeleição em 2004, foi derrotado. O ex-gestor foi diretor da UPB entre os anos de 1989-1990 e de 2001-2002.

Após isso, não mais se candidatou ao cargo executivo e apresentou seu filho Adriano Lima, que concorreu como vice-prefeito de Osni Cardoso (PT) em 2008 e logrou êxito. Ao longo do mandato, Adriano rompeu com o petista e se tornou adversário na eleição seguinte, em 2012, na qual perdeu. Contudo, teve a satisfação de testemunhar a vitória de Adriano Lima como prefeito em 2016 e a reeleição em 2020.

O médico ainda explorou o terreno da política nas últimas eleições gerais em 2022, sendo candidato a deputado federal pelo PL, mas não obteve êxito.

Como médico, Zevaldo foi diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HOSCA), aonde atendia diariamente.

Nas redes sociais, o prefeito Adriano Lima lamentou a morte do pai e completou afirmando que Zevaldo "deixa uma lacuna profunda em nossas vidas e na comunidade que tanto ele amou e serviu". O gestor decretou luto oficial de três dias na cidade e cancelou a agenda administrativa para o resto da semana.

Em nota, a UPB (União dos Municípios da Bahia) também lamentou a morte. "Com grande tristeza, a Diretoria e os funcionários da UPB manifestam pesar e prestam condolências ao prefeito Adriano, aos familiares e munícipes pela perda deste grande líder político, conciliador e imprescindível para o desenvolvimento do município de Serrinha. A UPB reverencia a memória deste grande municipalista, que muito colaborou com a causa dos prefeitos baianos e deixa um legado de trabalho e dedicação a sua terra e ao povo da Bahia, por meio da incansável luta junto à UPB".

O corpo do ex-prefeito será velado no Hospital HOSCA, e o enterro será às 9h de amanhã (20), no Cemitério Paroquial.