Famosas apoiam campanha criada por baiana para apoiar figurinista que denunciou José Mayer

vemvercidade 04 Abr, 2017 21:33 - Atualizado em 04 Abr, 2017 21:43 Correio*
\"Juntas somos mais fortes! #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio\", publicou a fotógrafa em sua conta no Instagram
Foto Reprodução Instagram \"Juntas somos mais fortes! #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio\", publicou a fotógrafa em sua conta no Instagram

Um movimento começado pela fotógrafa baiana Catarina Rangel está movimentando as redes sociais desde a manhã desta terça-feira. Em sua conta no Instagram Catarina publicou a mensagem “mexeu com uma, mexeu com todas”, referente a uma mobilização que criou junto com amigas desde a sexta-feira (31), quando a figurinista Susllem Tonani acusou o ator José Mayer de assédio sexual dentro dos Estúdios Globo. 

Recife, 31 de março de 2017. Li aquele noticiário no jornal e pensei: vamos ter que engolir mais um assédio? Vamos ter que nos calar diante de uma situação que vemos acontecer todos os dias? Não! Precisamos fazer algo! E eu fiz. Criei um grupo de WhatsApp com 15 amigas com o intuito fazer um movimento de mudança dentro da nossa empresa. Pensamos em uma camisa, pra chamar atenção e a partir disso podermos dialogar! O grupo cresceu em poucas horas. De tão cheio, não cabia mais ninguém e resolvemos virar um grupo no Facebook. A proporção que isso tomou saiu do meu controle e encheu meu coração de alegria e amor. Mexeu com UMA, mexeu com TODAS! Obrigada a todas as mulheres que colaboraram pra esse lindo movimento! Vistam suas camisas e vamos unidas lutar por mudanças, pois sim, elas estão por vir”, escreveu a fotógrafa em sua conta no Instagram.

Desde a manhã desta terça-feira (4) um grupo de funcionárias, colaboradores e executivos da Rede Globo participaram da campanha publicando nas redes sociais fotos usando a camisa com a mensagem escrita e a tag #chegadeassedio. A hashtag #MexeuComUmaMexeuComTodas figura em primeiro lugar entre as mais usadas no Twitter, com mensagens de apoio à figurinista.

"Em relação à denúncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão. Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres 'Mexeu com uma, mexeu com todas', a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas".

O ator também se posicionou e enviou uma carta aberta à imprensa admitindo que errou e pedindo desculpas pelas brincadeiras de teor machista.