Foragido há mais de 10 anos, condenado por matar mulher em Monte Santo é preso em MG

vemvercidade 18 Jan, 2018 16:38
Polícia Civil de Uberlândia, em Minas Gerais, identificou e prendeu Gonçalo Crisóstomo Ramos, foragido da Justiça da Bahia.
Foto: Policia Civil/Divulgação Polícia Civil de Uberlândia, em Minas Gerais, identificou e prendeu Gonçalo Crisóstomo Ramos, foragido da Justiça da Bahia.

Na última segunda-feira (15), a Polícia Civil de Uberlândia, em Minas Gerais, identificou e prendeu Gonçalo Crisóstomo Ramos, foragido da Justiça da Bahia. Em 2015 ele matou Medianita Teresa de Lima, a sua própria companheira, na Fazenda Jurema, que fica na zona rural de Monte Santo, município da região sisaleira.

O processo se arrastou por mais de 10 anos. Em 2006 Gonçalo foi condenado pelo Tribunal do Juri (Juri popular) de Monte Santo, por crime de Feminicídio, que considera homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero, no entanto, o réu foi considerado foragido sem que a justiça tivesse indícios de onde o mesmo poderia ser encontrado. 

Gonçalo já foi enviado para um Presídio em Minas Gerais, e posteriormente será recambiado para um Presídio no Estado da Bahia, onde deverá cumprir pena de mais de 20 anos de reclusão.

O crime

Conforme relatos do Inquérito Policial, por volta das 7:00 da manhã daquele ano, a vítima Medianita Teresa de Lima dormia em sua residência, na Fazenda Jurema - Zona Rural do Município de Monte Santo, quando o seu companheiro [Gonçalo] atacou-a com uma faca sobre a cama, cortando-lhe a traquéia. Em seguida, usando uma corda de nylon e enquanto Medianita ainda agonizava, enforcou-a, pendurando-a com a corda amarrada a um caibro na colmeeira da casa onde moravam. Logo após o crime, teria então Gonçalo simulado o suicídio da esposa. Ainda segundo o inquérito, antes de matar a esposa, Gonçalo obrigou a mesma a escrever uma carta de despedida. O casal tinha na época uma filha de apenas 9 anos de idade.