Garotinha baiana ganha mão biônica de inventor argentino
Com apenas uma foto enviada pelo Whatsapp, um jovem argentino de 21 anos conseguiu projetar uma mão biônica capaz de dar maior autonomia à vida de uma criança baiana de 5 anos. Este caso mostra que, no fim, as tecnologias parecem ter o mesmo destino: as pessoas. As conexões, tema do último seminário do Fórum Agenda Bahia 2017, tiveram seu exemplo máximo no momento em que a menina Ana Luísa experimentou o equipamento fabricado por Gino Tubaro.
A cena da pequena Luísa testando o “brinquedo” emocionou a todos, principalmente a mãe, Lucimeire Mendonça. “Esse momento é muito especial. É uma alegria imensa ter outras pessoas proporcionando isso à minha filha. A prótese vai dar mais autonomia à ela. Ana já tem uma vida normal, mas vai conseguir fazer coisas novas, vai ajudá-la no seu desenvolvimento, no processo de aceitação e autoestima”, comemorou ela, que está ansiosa para que a filha logo possa utilizar talheres.
“Eu já quero usar na escola e mostrar pra todo mundo”, disse a garotinha, que também brincou de ser um dinossauro. Foi através das redes sociais que o CORREIO - apoiador do evento - teve acesso à história da criança, que recebeu, nesta quarta, 27, a mãozinha biônica feita em impressora 3D e inspirada no universo lúdico dos super-heróis. A única exigência que ela fez foi que o objeto fosse na cor rosa.
O clima era mesmo de descontração e, se antes estavam separados pelas fronteiras físicas, em um instante Ana Luísa foi parar no colo do idealizador. “Essa é uma das coisas mais bonitas que a tecnologia, em especial a impressão 3D, pode fazer pelas pessoas”, disse Tubaro. “É preciso gerar maior impacto social e criar coisas acessíveis que lhes permitam diferentes atividades. Estou sempre falando disso muitas vezes, porque a acessibilidade vai de mãos dadas com essas pessoas”, justificou ele.
Além da mão biônica, durante a oficina Gino, que também fez uma palestra na programação matutina do evento, apresentou outros produtos desenvolvidos a partir da impressora 3D, como a impressão de uma pizza e mesmo a construção de uma casa inteira com peças feitas de plástico.