Goleada sobre Atlético-PR rende marcas históricas para o tricolor
É difícil mesmo não se empolgar com a estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro. O 6x2 na Fonte Nova, de virada, sobre o Atlético-PR, fez o tricolor superar a sua melhor largada na competição. Havia sido em 2001, com um 5x0 sobre o São Caetano.
Já que o assunto é empolgação, não custa nada lembrar: 2001 foi o ano da última campanha positiva do Esquadrão. Foram 13 vitórias contra sete derrotas. A equipe só foi eliminadas nas quartas de final após um 0x0 porque o São Caetano tinha a vantagem do empate.
E como foi bastante lembrado na resenha desde o domingo, se o Brasileirão acabasse agora, o Bahia seria campeão. De fato, é algo para se guardar na mente, já que é bastante raro ver o tricolor na ponta. A última vez foi há 16 anos, justamente após aquele 5x0 sobre o Azulão.
“É importante para nós e para a torcida, já que são tantos anos sem começar de maneira tão positiva. Isso traz confiança. Se alguns (torcedores) estavam com o pé atrás, acho que foi um bom cartão de visitas”, disse o meia Zé Rafael, autor do segundo gol tricolor.
Zé Rafael e seus colegas fizeram história. O 6x2 foi o segundo triunfo do Bahia com mais gols no Brasileiro. Só fica atrás do 7x0 sobre o Vitória-ES, em 1977.
De quebra, o Esquadrão entrou para um seleto rol de seis times que mais marcaram gols numa estreia. O grupo conta com o Santos de Pelé – que fez 6x2 no América-RJ em 1961 – e o Internacional de Falcão –6x0 no Figueirense em 1976. Os números são de acordo com o historiador Fred Flávio.
O próprio Zé Rafael admite a surpresa. “Como a gente estava jogando em casa, seria normal um triunfo. Mas esse resultado elástico em cima de um time que vem jogando a Libertadores foi realmente surpreendente, ainda mais para nós, porque ficamos duas vezes atrás do placar”, lembrou.