Grupo de professores faz protesto no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador

vemvercidade 05 Jul, 2017 14:24 - Atualizado em 05 Jul, 2017 14:29
Grupo se reúne para protestar pela aposentadoria no CAB
Foto: Marcelo Bastos/Arquivo Pessoal Grupo se reúne para protestar pela aposentadoria no CAB

Um grupo professores faz uma manifestação na frente da Secretaria de Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), desde as 9h desta quarta-feira (5). Os manifestantes devem ficar no local até as 11h30, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, ao G1.

Eles cobram do governo posicionamento sobre a demora de sair o chamado ato da aposentadoria, para professores estaduais. "Estão levando cerca de quatro anos para concederem a aposentadoria para esses profissionais. Enquanto isso, a categoria segue trabalhando. Nós demos entrada na emenda constitucional, ganhamos liminar na Justiça, mas o governo não resolve o caso", disse Rui ao G1.

Em nota, a SEC disse que com relação a análise dos processos de aposentadoria dos professores das escolas estaduais, "a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que, em 2016, completou 25 anos de um grande concurso. A Secretaria está trabalhando em regime de mutirão, à noite e aos sábados, para dar celeridade às análises".

O órgão informou também que realizou no último dia 7 de maio, uma seleção pública para contratação temporária de professores que vão suprir a demanda emergencial das escolas até a realização do Concurso Público, cujo edital será lançado ainda este ano.