Horário de Verão começa neste domingo: Veja o que muda em Santaluz
O horário de verão de 2017 começa na primeira hora deste domingo (16). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O objetivo, vale ressaltar, é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação do sol.
Este ano, o Horário de Verão valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste não haverá mudança nos relógios. No entanto haverão mudanças na rotina do dia-a-dia dos moradores destas regiões.
O Brasil se dividirá em dois: o que entra no horário de Verão e o que não entra (o que inclui a Santaluz/Bahia). O Brasil que vai adiantar o relógio terá que acordar mais cedo, almoçar mais cedo, dormir mais cedo... Mas o Brasil que não aderiu ao horário também não está livre de mudanças na rotina e possíveis transtornos.
Bancos
Segundo a FEBRABAN, os bancos farão ajustes no horário de atendimento das agências para manter a qualidade dos serviços aos clientes, sem impactos no processo das transações realizadas entre as instituições financeiras. As regiões Norte e Nordeste, anteciparão o atendimento bancário em 1 hora (60 minutos), salvo algumas exceções.
Televisão
A programação televisiva e de rádios que são filiadas a redes nacionais terão, como de costume, as grades de programação modificadas.
ENEM
Nos dias 5 e 12 de novembro, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio, os portões vão fechar às 13h no horário de Brasília, que tem horário de verão. Ou seja, os estudantes que farão a prova na Bahia terão que chegar nas escolas até às 12h no horário local. As provas terão início 30 minutos depois.
Saiba mais
O horário de verão brasileiro, instituído em 1931, funciona de acordo com o decreto nº 6.558 de 2008, artigo 1º: Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. O objetivo é proporcionar economia de energia para o País com menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural.