Jovem é vítima de golpe e perde motocicleta em falsa negociação em Santaluz

vemvercidade 17 Set, 2025 13:34 - Atualizado em 17 Set, 2025 13:39
IMAGEM ILUSTRATIVA
Reprodução IMAGEM ILUSTRATIVA

Um caso de estelionato foi registrado na manhã de terça-feira (16) na zona rural de Santaluz, região sisaleira da Bahia. Segundo a Polícia Militar, durante patrulhamento na Avenida Principal, no povoado de Rose, agentes foram acionados por um jovem de 19 anos que relatou ter sido vítima de furto de sua motocicleta, uma Honda CG 150 Titan ES, de cor vermelha.

De acordo com a PM, após apurar os fatos, os policiais constataram que se tratava de um golpe aplicado por meio de uma falsa negociação em rede social. Um homem de 27 anos disse ter comprado a moto após ver um anúncio no Facebook e feito o pagamento de R$ 1.500 em uma conta bancária indicada pelo golpista.

O comprador relatou ainda que, ao chegar ao povoado para buscar o veículo, foi orientado a procurar um suposto “parente” do vendedor e só então percebeu que havia caído em um golpe. Tanto o proprietário da motocicleta quanto o comprador foram levados à Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência.

Até a última atualização desta reportagem, o autor do golpe não havia sido identificado.

Caso semelhante

Em fevereiro desse ano, um golpe parecido foi registrado também em Santaluz. Na ocasião, uma mulher de 31 anos anunciou a venda de sua motocicleta NXR150 Bros ES, ano 2008, em um grupo de vendas nas redes sociais. O veículo, avaliado em R$ 6,5 mil, despertou o interesse de um jovem de 22 anos.

O que parecia ser uma negociação comum se transformou em um episódio conturbado quando um falso intermediário passou a agir entre as partes, enganando tanto o comprador quanto a vendedora.

As autoridades orientam a população a redobrar os cuidados em negociações feitas pela internet e, sempre que possível, realizar transações em locais seguros, com a presença de terceiros de confiança.