Julgamento da prefeita de Cansanção, ‘A Mamãe’, é suspenso após pedido de vista

vemvercidade 27 Ago, 2025 22:11 - Atualizado em 27 Ago, 2025 22:17

O desembargador Pedro Godinho, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pediu vista e interrompeu, nesta quarta-feira (27), o julgamento que pode decidir o futuro da prefeita de Cansanção, Vilma Gomes (MDB), conhecida como ‘A Mamãe’. O caso pode até levar à realização de novas eleições no município.


O relator do processo, desembargador Danilo Costa Luiz, votou para que Vilma continue no cargo. Segundo ele, não há provas suficientes de abuso de poder.


“Ausência de elementos de provas robustas quanto ao abuso de poder. Recurso que se dá parcial provimento afastando as condenações aplicadas aos recorrentes e aplicando multa de R$ 5 mil”, afirmou no voto.


Ainda faltam os demais membros da Corte darem seus votos. A nova data de julgamento não foi definida.


ENTENDA O CASO 


Em maio deste ano, a prefeita e o vice, Rodrigo Pereira, tiveram os mandatos cassados em decisão de primeira instância, assinada pelo juiz Lucas Carvalho Sampaio. Eles foram acusados de abuso de poder econômico e político.


A ação foi movida por advogados da ex-candidata Thaynara Pereira (Avante), derrotada nas eleições de 2024. Segundo a denúncia, a gestão de Vilma teria feito contratações irregulares de servidores em ano eleitoral e ampliado o número de matrículas no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) para aumentar repasses federais.