Lula inicia nesta quinta-feira em Salvador caravana pelo Nordeste

vemvercidade 17 Ago, 2017 08:52 - Atualizado em 17 Ago, 2017 08:55
Lula deve almoçar ou jantar com Rui Costa e Wagner para tratar de articulação política.
Foto: Nelson Almeida l AFP Lula deve almoçar ou jantar com Rui Costa e Wagner para tratar de articulação política.

Escolhida para abrir a caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, Salvador deverá ser palco, na tarde desta quinta-feira, 17, do start extraoficial da campanha presidencial de 2018.

Lula embarcará na estação de metrô de Pituaçu rumo ao Campo da Pólvora, onde será recepcionado por movimentos sociais, e, de lá, seguirá nos fundos de uma caminhonete até a Arena Fonte Nova, numa tentativa de emular os dias de auge do seu projeto político.

No estádio, o ex-presidente participará do lançamento do livro O caso Lula – A luta pela afirmação dos direitos fundamentais no Brasil, assinado por juristas contrários à Lava Jato, além de assistir a um ato ecumênico e receber oficialmente o convite para o Fórum Social Mundial, que acontecerá em 2018 na capital baiana.

A expectativa, no entanto, é pelo discurso que ele deverá entoar em uma área de eventos da Arena, com capacidade para 2 mil pessoas. Aberto ao público, o ato político poderá provocar a ampliação do espaço, o que é permitido pela administração e já está nos planos da organização, conforme o jornal A Tarde apurou.

Único candidato colocado no pleito eleitoral, o cacique petista vive, porém, uma indefinição sobre sua participação na disputa, já que, para concorrer, precisa que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) não confirme a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão, expedida pelo juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá, investigado pela Operação Lava Jato.