Manifestantes ocupam prédios do extinto Ministério da Cultura

vemvercidade 18 Mai, 2016 18:42 - Atualizado em 18 Mai, 2016 18:44
Faixa afixada a muro no Complexo Cultural da Funarte em Brasília avisa sobre ocupação;
(Foto: Mateus Vidigal/G1) Faixa afixada a muro no Complexo Cultural da Funarte em Brasília avisa sobre ocupação;

Manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) ocupam nesta quarta-feira (18) prédios públicos ligados à pasta em ao menos nove capitais, incluindo Brasília. Os grupos protestam contra a decisão do presidente em exercício, Michel Temer, de transferir as atribuições do MinC para a pasta da Educação, que passa a se chamar Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os atos têm participação de artistas e produtores culturais. No Rio, participaram as atrizes Marieta Severo, Renata Sorrah e o ator Marco Nanini.

Em boa parte das cidades, os locais ocupados são sedes da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os protestos também são contrário ao governo Michel Temer.

Em Natal, fica o único edifício já desocupado. Está previsto ainda um ato no Acre, às 18h (ou 20h do horário de Brasília) na praça Plácido de Castro, em Rio Branco.

Com a repercussão negativa da decisão de incorparar o MinC à Educação, Temer já havia anunciado que toda a estrutura da Cultura será mantida – apenas sem o status de ministério. A intenção do peemedebista é nomear uma mulher para a comandar a área. A estratégia também funcionaria como resposta às críticas ao fato de o primeiro escalão do governo não ter nenhuma mulher no comando dos ministérios.