Marcha e lavagem da estátua de Zumbi marcam Consciência Negra na Bahia
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), foi marcado por caminhada, marcha e lavagem da estátua de Zumbi, em Salvador, em combate ao racismo e pela garantia de direitos do povo negro. A primeira atividade ocorreu ainda pela manhã, quando a União de Negros pela Igualdade (Unegro) e outras organizações foram até a Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, para realizar a lavagem da estátua de Zumbi.
O ato político está na 8ª edição e teve como tema "Nenhum direito a menos". Manifestações artísticas e políticas foram realizadas durante a lavagem do monumento. Já durante a tarde, uma caminhada partiu da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em direção ao Pelourinho. A 16ª Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras, teve como destaque o tema "Juventude, Tradição, Tecnologia e Perspectivas".
Por volta das 15h, a 37ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares reuniu movimentos sociais, organizações e público em geral no Largo do Campo Grande, em Salvador. Organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), a marcha tem como tema "Malês: uma outra revolta na Década Internacional Afrodescendente 2015-2024".
O destino final do grupo é no Terreiro de Jesus, às 19h, quando será realizado o ato da Convergência Negra, que vai reunir entidades civis da luta antirracista. Todas as atividades são apoiadas pelas secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Cultura (Secult).
Tema da lavagem neste ano foi Nenhum direito a menos (Foto: Ângela Guimarães/Arquivo pessoal)