Marcinho Oliveira é indicado para ser vice-líder do governo na AL-BA
O deputado estadual Marcinho Oliveira (PRD) foi indicado para a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A nomeação foi feita pelo líder da maioria na Casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), que encaminhou o ofício à presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), nesta sexta-feira (9).
No documento, Rosemberg formaliza a escolha e reforça a confiança no parlamentar. “O deputado infrafirmado vem, por meio deste, indicar o Deputado Marcinho Oliveira (PRD) como vice-líder da Maioria”, escreveu.
A indicação representa mais um passo na trajetória de aproximação de Marcinho com o governo Jerônimo Rodrigues (PT). O deputado iniciou seu mandato na oposição, mas ao longo dos últimos meses consolidou-se como nome de confiança na base governista.
Marcinho foi eleito pelo União Brasil e chegou a liderar a bancada do partido na AL-BA. Já naquele período, demonstrava alinhamento com pautas do Executivo, o que causou desconforto entre aliados da antiga legenda. Em abril de 2023, ele foi alvo de um pedido de expulsão por “infidelidade partidária”, sob a acusação de privilegiar a relação política com o governador. O processo, no entanto, não teve desdobramentos.
Em setembro, durante uma coletiva de imprensa, Marcinho anunciou sua desfiliação do União Brasil e confirmou sua ida para o PRD, partido que passou a presidir na Bahia. Poucos dias depois, durante uma agenda com Jerônimo Rodrigues em Ribeira do Pombal, oficializou seu apoio ao governo estadual.
“Vim para somar, de mala e cuia, com quem faz a coisa acontecer na ponta", declarou, ao lado do governador.
Nos bastidores, a indicação de Marcinho para a vice-liderança do governo é vista como um reconhecimento político à atuação do deputado na articulação da base aliada. A nomeação também reforça o espaço do PRD na estrutura de apoio ao Executivo e fortalece os laços entre Legislativo e governo estadual.