Merioldes Silva: A chaga do alcoolismo

vemvercidade 05 Ago, 2017 12:19 - Atualizado em 05 Ago, 2017 14:58 Meríoldes Silva
imagem ilustrativa
Reprodução imagem ilustrativa

A droga mais consumida ou pelo menos mais experimentada no Brasil é o álcool. A facilidade com que essa droga é comercializada, por ser lícita, tem favorecido o seu elevado consumo, o que é apontado como umas das causas do alcoolismo, um problema que atinge milhões de brasileiros, que é considerado, por órgãos competentes, como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e um dos grandes responsáveis por fatalidades em acidentes de trânsito, homicídio, suicídio e agressão. 

O abuso e a dependência de álcool são de longe, os transtornos mais comuns relacionados a substâncias e é chamado de alcoolismo. O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela perda do controle sobre o uso de álcool, com consequências sociais, legais, psicológicas e físicas.

Vários fatores contribuem para o seu desenvolvimento, mas cada caso é um caso à parte. Na família, se um dos pais é alcoólico, a probabilidade de um filho se tornar alcoólico é muito maior.

A razão para isso não é conhecida, mas anormalidades genéticas ou bioquímicas podem estar presentes, bem como fatores psicológicos como: baixa autoestima, conflitos amorosos, etc. Fatores sociais, como: a facilidade de acesso ao álcool, aceitação social do vício e estilo de vida estressante, também incentivam o alcoolismo. Fatores comportamentais, genéticos, biológicos, culturais e psicossociais também são responsáveis pelo desenvolvimento do alcoolismo. Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, tubo digestivo, coração, músculos, sangue e glândulas hormonais.

Por: Merioldes S. Silva – Psicóloga e Colunista
Referência bibliográfica:
Compêndio De Psiquiatria – Ciência do comportamento e da psiquiatria clinica. Kaplan & Sadock.11ª Ed. Artmed. 2016