Microsoft cria cadeira de rodas controlada só com o olhar
A Microsoft criou uma cadeira de rodas motorizada controlada pelo olhar do cadeirante. A 'mágica' por trás dela foi lapidada no Brasil a partir de uma tecnologia que já está funcionando no Windows e foi criada para dar voz nova a um ex-jogador da NFL que perdeu os movimentos por ter a mesma doença que paralisou o astrofísico Stephen Hawkings (1942-2018) por boa parte de sua vida.
Demonstrada nesta quinta-feira (22) em São Paulo, a cadeira responde a comandos dos olhos para seguir em frente, retroceder, virar à direita ou à esquerda e para se mover nas diagonais.
Os pesquisadores mapearam o padrão de movimento ocular para que ele funcionasse como um ponteiro de mouse, capaz de controlar a cadeira livremente e em qualquer direção. Esse projeto originou o recurso Eye Control, presente no Windows 10, que rastreia os movimentos oculares para substituir o uso do mouse e do teclado.
A equipe brasileira, por sua vez, se inspirou no sistema para explorar suas possibilidades de avanços e inovação, e adicionou um novo recurso ao projeto. A função Macro de Movimento permite que o próprio cadeirante registre uma sequência de comandos oculares e salve esse material para que ele possa ser reproduzido posteriormente.
Isso significa que trajetos rotineiros, como ir da sala para o quarto, sejam automatizados e possam ser realizados com um único atalho.