Monumentos históricos de Santaluz voltam a ser alvo de vandalismo

vemvercidade 11 Mai, 2017 19:48 - Atualizado em 11 Mai, 2017 22:04
Bustos Ezequiel Cardoso da Costa e José de Araújo Góes  são alvos de vandalismo.
Foto: VemVer Cidade e Djota Radialista Bustos Ezequiel Cardoso da Costa e José de Araújo Góes são alvos de vandalismo.

Depredações em patrimônios públicos de Santaluz voltam a chamar atenção pela falta de respeito com a história do município. Após ‘pichações’ de paredes e prédios públicos sem a devida autorização, mais dois atos de vandalismo foram praticados contra monumentos artísticos e históricos do município, – um deles foi registrado ontem (10), o busto em homenagem a Ezequiel Cardoso da Costa, primeiro prefeito da cidade, - que fica na praça que leva o seu nome, foi parcialmente destruído. O busto havia passado por revitalização no início do ano passado após ser arrancado por vândalos.

Procurada pela reportagem, a Guarda Civil Municipal de Santaluz (GCM) afirmou que desde a noite de ontem (10) vem buscando identificar os responsáveis pela depredação. Após receber denúncia do fato, a GCM ouviu transeuntes e comerciantes, além de estar analisando imagens das câmaras de segurança instaladas nas proximidades da praça.  O busto danificado já foi retirado pela prefeitura e deve passar por uma nova reforma.

Busto de Ezequiel Cardoso foi retirado e deve passar por nova reforma. (Foto: VemVer)


O diretor da GCM - Santaluz, Jacson Araújo, pede a colaboração da população para ajudar na identificação dos criminosos. “Quaisquer informações sobre os crimes podem e devem ser direcionadas a GCM por meio dos nossos canais de atendimento. Os bens públicos pertencem aos luzenses e devem ser preservados, caso presencie atos como estes, denuncie! ”.

Outro personagem marcante na história de Santaluz também está sendo alvo de vandalismo, trata-se do busto de José de Araújo Góes, fazendeiro responsável por plantar as primeiras mudas de sisal no município – o monumento que fica localizado na praça que leva o seu nome foi danificado com uma pintura na cabeça e partes do rosto.

Busto de José Araújo Góes  (Foto: Vem Ver)


A GCM informou ainda que as denúncias podem ser realizadas gratuitamente pelo número 153 das 07h às 18h ou através dos celulares (75) 9 81006305 / 9 93017968 disponíveis 24 horas.