Morre aos 98 anos Dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo emérito de Campinas; religioso era natural de Santaluz

vemvercidade 23 Set, 2025 16:25 - Atualizado em 23 Set, 2025 16:26

Morreu na segunda-feira (22), aos 98 anos, o arcebispo emérito de Campinas (SP), Dom Gilberto Pereira Lopes, natural de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. A informação foi confirmada pela Arquidiocese em nota oficial.


A Prefeitura de Campinas decretou luto oficial de três dias em homenagem ao religioso.


“Pastor zeloso, homem de diálogo e servo do Evangelho, Dom Gilberto dedicou quase um século de vida e mais de cinco décadas de episcopado ao anúncio de Cristo e à edificação da Igreja. Elevamos nossas preces ao Senhor Jesus, Bom Pastor, para que o acolha em sua infinita misericórdia e lhe conceda o descanso eterno”, diz o comunicado divulgado pela Arquidiocese.


Segundo a instituição, Dom Gilberto estava internado no Hospital PUC-Campinas para tratamento de uma pneumonia e não resistiu.

Trajetória

Dom Gilberto nasceu em 14 de fevereiro de 1927, em Santaluz (BA). Ingressou no Seminário Menor de Petrolina (PE), onde iniciou a formação sacerdotal. Depois, cursou Filosofia e Teologia em Olinda (PE).


Foi ordenado padre em 1949, na Catedral de Petrolina, por Dom Avelar Brandão Vilela.


Em 1966, foi nomeado o primeiro bispo da Diocese de Ipameri (GO). Atuou intensamente na Pastoral Social da CNBB e integrou a Comissão Episcopal de Ação Social do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).


Nove anos depois, em 1975, o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo Coadjutor de Campinas. Dom Gilberto assumiu a Arquidiocese em 1982, após a renúncia de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira. Permaneceu no cargo até 2004, quando se tornou arcebispo emérito.