Nove escapam de delegacia e presídio na BA; 47 fugiram no estado em 3 dias
As duas últimas fugas ocorreram em Jequié e Remanso. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), cinco internos do Conjunto Penal de Jequié escaparam do módulo 2 na noite de domingo (15).
Segundo a Seap, a fuga foi percebida por um policial militar que fazia a segurança do perímetro. Os internos serraram as grades da cela e usaram duas cordas artesanais, uma para fugir do módulo e outra para ultrapassar o muro que protege a unidade.
A direção do presídio de Jequié registrou ocorrência na delegacia do município e solicitou uma perícia no local, que será feita pelo Departamento de Polícia Técnica. A secretarua ainda informou que vai apurar a fuga. Os nomes dos internos foragidos foram divulgados. São eles: João Paulo de Oliveira Lagos, Josemar Oliveira de Jesus, Matheus de Jesus Pinheiro, Moabe Souza Guerra, e Vagno Ferreira Santos.
Já em Remanso, a fuga ocorreu na madrugada de domingo. Quatro presos serraram as grades e tiveram acesso a área externa após pularem o muro pelas grades de janela de ventilação.
Apesar do carcereiro e um delegado plantonista estarem na delegacia, eles não perceberam a fuga. A capacidade da carceragem é de 42 detentos e abrigava 31. De acordo com a polícia, um dos presos foi recapturado no domingo.
Segundo a polícia, um grupo de detentos conseguiu quebrar uma barra de ferro de uma das celas. Em seguida, utilizaram a mesma barra para quebrar os cadeados de outras celas e liberar outros detentos. Após isso, a Polícia Militar informou que o grupo utilizou cordas feitas com lençóis para pular o muro da carceragem.
A unidade tem capacidade para comportar apenas seis presos, mas 21 estavam no local e todos fugiram. Um delegado plantonista, um escrivão e dois agentes de polícia estavam na unidade policial, mas não perceberam a fuga, porque os presos escaparam pelos fundos. Na ação, não houve feridos.