Operação apreende bebidas suspeitas em Cansanção; festa em povoado é 'barrada'
Durante uma operação realizada na quinta-feira (8) no município de Cansanção, na região sisaleira da Bahia, mais de 500 garrafas de bebidas alcoólicas com suspeita de adulteração foram apreendidas. A ação, batizada de Poison Drink, resultou na interdição de três estabelecimentos comerciais e teve como foco a fiscalização sanitária, tributária e o combate a crimes contra a saúde pública.
A operação foi coordenada pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), com atuação da Delegacia Territorial de Cansanção e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Centro Norte). Também participaram agentes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e do Setor de Tributos do município.
📍 Onde aconteceu
As ações ocorreram no Centro de Cansanção e no povoado de Tanque da Gameleira, onde foi registrada a maior apreensão.
No total, foram apreendidas 535 garrafas de bebidas destiladas — entre whisky, gin, vodka e conhaque — com indícios de irregularidades na procedência ou adulteração. Todo o material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por perícia.
🚫 Evento cancelado após operação
Em Tanque da Gameleira, onde ocorreria um evento privado no próximo dia 10 de janeiro, o alvará da festa foi suspenso pela Prefeitura após as irregularidades constatadas pela força-tarefa.
Segundo os investigadores, uma das finalidades da operação é prevenir riscos à saúde pública, evitar que produtos adulterados cheguem aos consumidores e reforçar a fiscalização integrada no município.
Uma pessoa foi conduzida à unidade policial para prestar esclarecimentos e pode responder por crime contra a saúde pública e fraude no comércio de bebidas.
📞 População pode denunciar
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça que a população pode colaborar com as investigações e denúncias de práticas irregulares relacionadas à comercialização de bebidas. As informações podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 181.