Oposição 'dá nó' no grupo da prefeita Eliete de Ito e reconduz Edinho à presidência da Câmara de Nordestina em nova eleição
A política de Nordestina, na região sisaleira da Bahia, teve mais um capítulo decisivo nesta quinta-feira (18). A oposição surpreendeu o grupo da prefeita Eliete de Ito (PSD) ao garantir, com maioria de votos, a recondução do vereador Edvaldo Góes da Silva, o Edinho da Lagoa dos Bois (PODEMOS), à presidência da Câmara Municipal.
A nova eleição para a Mesa Diretora foi realizada após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que anulou o pleito anterior, ocorrido em 1º de janeiro de 2025, por irregularidades no processo de escolha, como a eleição por aclamação e a ausência de dois parlamentares que ainda não haviam tomado posse à época.

Oposição comemora vitória de Edinho. Foto: Divulgacão
⚖️ Justiça determinou nova eleição após questionamentos
A decisão judicial atendeu a um pedido feito pelos vereadores José Marcos Araújo dos Santos, Maria Natividade Moura e Marcos de Jesus Reis, que alegaram descumprimento do Regimento Interno da Casa. Eles apontaram que a eleição de Edinho em janeiro ocorreu sem a participação de todos os vereadores e sem votação formal.
Maria Natividade e Marcos de Jesus, inclusive, só foram empossados meses depois, quando o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou o aumento no número de cadeiras da Câmara, passando de 9 para 11.
🧩 Veja como ficou a nova Mesa Diretora
A nova eleição, conduzida pelo vereador Genilson – o mais antigo da Casa e presidente interino –, foi marcada por forte movimentação política. Mesmo com tentativas da base da prefeita para mudar o resultado, a oposição se manteve unida e garantiu maioria.
Confira a composição da nova Mesa Diretora:
-- Presidente: Edvaldo Góes da Silva (Edinho da Lagoa dos Bois) – PODEMOS
-- Vice-presidente: Neilton Belarmino Amambahy (Neitinho do Nélio) – MDB
-- 1º Secretário: Antonio Carlos Militão Carneiro Júnior (Júnior do Quiba) – PSD
-- 2º Secretário: Renigio de Matos Reis (Renígio do Serrote) – PP
🗣️ Recado político à prefeita
A vitória da oposição foi vista como um "nó político" no grupo da prefeita Eliete, que havia articulado intensamente nos bastidores para tentar conquistar o comando da Câmara.