PF desarticula grupo que desviou R$ 15 milhões em mercadorias roubadas com ajuda de caminhoneiros
A Operação Canto da Sereia foi deflagrada pelas polícias Federal e Rodoviária Federal na manhã desta sexta-feira (9) para reprimir desvios e receptação de carga realizados por um grupo de criminosos Sergipe, Bahia, Alagoas, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. O prejuízo com o roubo das mercadorias pode ultrapassar R$ 15 milhões.
Segundo a PF, desde a execução da Operação Subida da Torre, ação conjunta PF e PRF em dezembro de 2015, a conduta das quadrilhas que agiam na região sofreu modificações. Apesar dos roubos terem diminuído, vários desvios de cargas aconteceram nas BRs 101, 116 e 316, nas divisas entre os estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco.
Por conta do policiamento ostensivo, os bandidos aliciavam os motoristas para que entregassem cargas de interesse da quadrilha e, em muitas vezes, a negociação era proposta pelo próprio motorista da carga, que oferecia a mercadoria aos aliciadores.
Após a negociação, o motorista registrava ocorrência policial como roubo em outro estado, para dissimular e dificultar a investigação policial. A quadrilha movimentava estrutura de logística para transbordar, transportar, esconder e negociar a carga roubada junto a uma rede de receptadores, que comprava as mercadorias roubadas para revender em seus estabelecimentos comerciais.